O tradicional festejo em honra ao glorioso São Francisco de Assis, realizado na Paróquia de São Sebastião, em Parnaíba, chegou à sua última noite nesta sexta-feira (03). Neste sábado (04), acontece a esperada procissão, que nos últimos anos já reuniu cerca de 50 mil pessoas nas ruas da cidade.
A cada edição, o festejo cresce em proporção e importância, consolidando-se como um dos maiores eventos religiosos do litoral piauiense. Além da fé e devoção dos fiéis, o evento também movimenta a economia local e impulsiona o turismo religioso em Parnaíba.
A deputada estadual Gracinha Mão Santa tem sido uma das principais incentivadoras dos eventos religiosos em toda a planície litorânea. Seus projetos de lei reconhecem a relevância dessas celebrações e as incluem oficialmente no calendário turístico da região, fortalecendo a identidade cultural e espiritual do povo parnaibano.
Durante o festejo, o comércio de artigos religiosos tem forte destaque. Camisetas, terços, escapulários e vestimentas na cor marrom — símbolo do santo milagreiro — são bastante procurados, especialmente no dia da procissão. Vendedores ambulantes também aproveitam o momento para garantir uma renda extra com a venda de lanches e bebidas aos devotos.
O encerramento da programação contou com a entrega de imagens de São Francisco a fiéis que fazem parte da história da igreja, em um gesto de reconhecimento e gratidão.
Em seu pronunciamento, Gracinha Mão Santa destacou a importância do evento para a fé, a cultura e o fortalecimento do turismo religioso na região.
Da redação do Portal PHB em Nota