29/09/2025

Mulheres inscritas no Programa Minha Casa, Minha Vida relatam desconfiança no processo em Parnaíba/PI



Após a convocação nas redes sociais para um ato de manifestação em frente à Prefeitura de Parnaíba, a mobilização não aconteceu devido à baixa adesão de pessoas que haviam confirmado presença. Mesmo assim, duas mulheres inscritas no programa, mas que não tiveram seus nomes incluídos na lista divulgada, relataram preocupação com a falta de transparência no processo de cadastramento e citaram a ocorrência de nomes repetidos.

Segundo elas, a lista não seguiu corretamente os critérios do programa, o que gerou frustração entre quem realmente precisa de moradia.

Para Fernanda Nascimento, o processo deixou muitas dúvidas, inclusive sobre a presença de pessoas que já possuem imóveis.


“Todo mundo estava na expectativa, nós que precisamos ganhar, certo? Aí, eu não conheço muita gente, mas no grupo começaram a citar nomes de pessoas que já têm casa, e não é só uma. Também teve gente dizendo: ‘saiu meu CPF, mas não saiu meu nome’, ou ‘saiu meu nome, mas não saiu meu CPF’. No meu caso, não saiu nem o nome e nem o CPF”, relatou Fernanda Nascimento.

Já Érika Martins destacou que há pessoas na lista que não estariam em situação de necessidade e defendeu a elaboração de uma nova relação de contemplados.


“O nosso apelo, das poucas pessoas que vieram, é por mais transparência. Se possível, que seja feita uma nova lista com fiscalização, contemplando de fato quem realmente precisa. Esse é o nosso pedido”, disse Érika Martins.


Em resposta, Alberto Loiola, procurador-adjunto da Sedesc, explicou que ainda não há contemplados e reforçou que o edital não trata de sorteio, mas sim de uma lista baseada em critérios de pontuação por vulnerabilidade. Segundo ele, quanto mais itens de vulnerabilidade a pessoa apresentar, maior será sua pontuação.

A população, no entanto, segue cobrando explicações e mais transparência na condução do programa Minha Casa, Minha Vida em Parnaíba.

VEJA A MATÉRIA EM VÍDEO:


Da redação do Portal PHB em Nota

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES