Além do leite materno, o posto também recebe doações de potes de vidro com tampa de plástico rosqueada.
Posto de coleta de leite humano do HEDA. Fotos: divulgação.
O Posto de coleta de leite humano do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, está em pleno funcionamento e atualmente conta com 14 doadoras ativas. Desde a sua criação, o posto já chegou a ter 15 doadoras externas, que contribuem de forma essencial para a alimentação dos recém-nascidos internados na UTI Neonatal. Essas doações ajudam na recuperação, no fortalecimento e na redução do tempo de internação dos bebês.
Inaugurado em 19 de maio de 2022, o posto foi criado como resposta à crescente demanda por leite materno na unidade neonatal, especialmente para bebês prematuros ou em condições delicadas de saúde.
Para se tornar doadora, é necessário estar amamentando, estar em boas condições de saúde, ter exames negativos para sífilis, HIV e hepatites, e não utilizar medicamentos que interfiram na amamentação. Após um pré-cadastro, a equipe fornece orientações e um kit com máscara, touca e frascos. O leite é retirado em casa, armazenado corretamente e coletado pela equipe do hospital.
O leite doado é enviado ao banco de leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina, onde passa por pasteurização e controle de qualidade. Depois, retorna à Parnaíba para ser utilizado na alimentação dos recém-nascidos da UTI Neonatal do HEDA.

Além do leite materno, o posto também recebe doações de potes de vidro com tampa de plástico rosqueada (como os de café solúvel ou maionese), que são fundamentais para o armazenamento seguro do leite humano.
Mulheres interessadas em doar leite e pessoas que queiram contribuir com potes de vidro podem entrar em contato pelo número de WhatsApp: (86) 9 8851-2045.
Fonte: Infoco Piauí