26/08/2025

Porteiro de hospital público é preso suspeito de vender consultas, no Piauí

O homem foi preso após denúncias que apontaram que ele inseria pacientes no sistema de regulação sem que eles passassem por consultas nas Unidades Básicas de Saúde


Um porteiro do Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, em Teresina, foi preso nesta segunda-feira (25), suspeito de vender consultas especializadas a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A Fundação Municipal de Saúde (FMS) abriu uma investigação interna para apurar o caso.

Segundo a diretora do hospital, Andreia Couto, o suspeito inseria pacientes diretamente no sistema de regulação, sem que passassem por consultas iniciais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), como exige o protocolo oficial.

De acordo com a investigação da FMS, o homem mantinha contato com lideranças comunitárias e alguns profissionais de UBS, intermediando os agendamentos irregulares em troca de pagamento.

A prisão do suspeito foi efetuada pela Guarda Civil Municipal de Teresina e ocorreu após denúncias. Ele foi encontrado com documentos de pacientes e um carimbo pertencente a um ex-coordenador de UBS. A suspeita é de que o material era usado para legitimar os agendamentos irregulares.

A FMS informou que instaurou processos administrativos para verificar o envolvimento de outros servidores e que está ampliando a investigação para identificação de possíveis novos casos de irregularidade no acesso a consultas.

Fonte: Portal G1 PI
*Vitória Bacelar, estagiária sob supervisão de Ilanna Serena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES