Na noite desta segunda-feira (11) foram registradas ao menos 389 descargas elétricas em Teresina, boa parte na Zona Norte

O estado do Piauí vem enfrentando tempo instável na noite desta segunda-feira (11), o que vem surpreendendo a população em meio ao calor e clima seco das últimas semanas. O resultado disso é um começo de semana com alta concentração de descargas elétricas sobre a capital e faixa metropolitana.
O climatologista Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil Estadual, explicou que as descargas elétricas, um fenômeno pouco comum em agosto, está relacionado a fatores termodinâmicos locais associados a movimentação de canal de umidade vindo da costa Leste nordestina.
Mantenham cuidados redobrados com raios nas próximas horas, disse.
Outros municípios piauienses, como Campo Maior, também registraram nuvens carregadas a Leste e Sudeste da capital, além de tempo abafado e instável e eletricamente carregado. Pedro II, Caraúbas do Piauí, Floriano, São João da Serra e parte do litoral do estado também registraram precipitações.
ALERTA!
É importante evitar o contato com qualquer objeto que possua estrutura metálica, como fogões, geladeiras, torneiras, canos; afastar-se das tomadas e evitar utilizar o telefone convencional, além de desligar os fios da antena externa dos aparelhos.
Fonte: Portal Meio Norte