Carga que totalizava 13,94m³ de madeira nativa e o veículo foram apreendidos e permanecerão sob custódia no pátio da PRF em Piripiri.

Madeira nativa sem documentação ambiental é apreendida pela PRF no Piauí. Foto: Divulgação/PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na tarde de segunda-feira (28), uma carga de 13,94m³ de madeira nativa que estava sendo transportada sem documentação ambiental obrigatória. A ação ocorreu durante uma fiscalização de rotina da Unidade Operacional da PRF na PI-110, no município de Piripiri, no Piauí.
Segundo informações da corporação, por volta das 14h49, a equipe policial abordou um caminhão que transportava estacas de madeira da espécie Mimosa caesalpiniifolia, popularmente conhecida como sabiá.
Após os policiais solicitarem os documentos fiscais e ambientais obrigatórios da carga que totalizava 13,94 metros cúbicos de madeira nativa, o condutor informou não possuía qualquer documentação.
Com ele estava um passageiro que se identificou como proprietário da carga.
O proprietário da madeira informou que havia carregado as estacas no município de Barras (PI) e pretendia realizar a entrega em uma localidade rural próxima a Piripiri (PI), ao longo da PI-110.
A ausência de documentação válida configurou transporte ilegal de produto florestal, em desacordo com o Art. 46 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98) e com a Instrução Normativa nº 21/2014 do IBAMA.
Diante das irregularidades, foi lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por crime ambiental.
A carga e o veículo foram apreendidos e permanecerão sob custódia no pátio da PRF em Piripiri (PI), à disposição do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que realizará a conferência final da carga e aplicar as sanções administrativas cabíveis.
Fonte: Portal Lupa1