Segundo o instituto, o material apreendido pode causar graves acidentes nas estradas. As multas podem chegar até 1,5 milhão de reais

Nesta segunda-feira (21/07) fiscais do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) realizaram a apreensão de 274 pneus irregulares em lojas de artigos automotivos e motopeças, na cidade de Piripiri. Os itens apreendidos são do tipo “remoldado”, que foram reformados, proibidos para comercialização em veículos de duas ou três rodas, como motocicletas, motonetas, triciclos e ciclomotores.
Segundo o Imepi, os pneus foram descarregados no depósito do instituto em Teresina. Para o diretor-geral do Imepi, Júnior Macedo, além do prejuízo financeiro para o consumidor, o material apreendido pode causar graves acidentes nas estradas.
“Esse tipo de pneu normalmente é vendido por um preço um pouco abaixo, mas ao adquirir uma peça dessa para veículos de duas ou três rodas, o consumidor corre um risco enorme de sofrer um grave acidente. Por isso, nossa equipe do setor da Qualidade tem intensificado as fiscalizações nessa área para proteger o consumidor”, explicou.
Essas multas podem chegar até R$ 1,5 milhão, a depender do grau de infração, reincidência e porte da empresa. Em caso de irregularidades, o consumidor pode enviar uma denúncia, tirar dúvida, fazer uma reclamação ou enviar uma sugestão por meio do Aplicativo Fala Consumidor ou telefone da Ouvidoria do Imepi: (86) 99456-1921.
Fonte: Portal Meio Norte