18/11/2023

V InterSESI de Robótica-STAFFs e II Mostra Científica da Escola SESI Integrada imergem os alunos no mundo da inovação


O mundo da ciência, tecnologia e da robótica foram intensamente explanados durante o V InterSESI de Robótica-STAFFs e da II Mostra Científica da Escola Integrada SESI Deputado Moraes Souza, ao longo de toda esta sexta-feira (17). Este ano, assim como em 2022, a Mostra Científica foi realizada em rede, nas três unidades de ensino que integram o Serviço Social da Indústria do Piauí (SESI Piauí). O evento abriu espaço para exposição, apresentação e discussão de trabalhos e projetos técnico-científicos elaborados pelos alunos do 9° ano do Fundamental II ao 3° ano do Ensino Médio.


“Por meio da Mostra, nossos discentes têm contato direto com a iniciação científica, pois desenvolvemos neles a capacidade de conhecimento e habilidade com a produção científica tão própria do mundo acadêmico que eles terão amplo contato quando forem pra universidade. Asseguramos que nossos alunos chegam ao ensino superior com um menor índice de dificuldade quanto a esta e outras questões”, pontuou a coordenadora do Ensino Médio da escola, Valquíria Lopes Araújo Carvalho.


Enquanto os pequenos cientistas compartilhavam tais conhecimentos no auditório, na quadra do SESI, sob a orientação do professor Francisco de Souza, outro grupo participava de uma amistosa competição por meio do V InterSESI de Robótica, idealizado e executado há cinco anos com o propósito de despertar nos estudantes da Educação Básica a capacidade de inovar, criar e raciocinar logicamente, além de incentivar a inclusão e despertá-los para o mercado de trabalho.


“Os alunos tornam-se competidores, projetando, planejando, construindo e programando robôs utilizando a tecnologia” frisou o professor Souza, ao tempo em que anunciou a participação da Escola SESI no Torneio de Robótica FIRST LEGO League Challenge (FFL) 2024, marcado para acontecer próximo ano em São Luís, Maranhão.


Durante seu discurso de abertura, a diretora da escola, Altair Marinho, incentivou os futuros profissionais a se concentrarem e extraírem o máximo de ambos os eventos. Também se fez presente acompanhando tudo de perto, o presidente das Indústrias de Couro do Estado do Piauí, Abdoral Furtado de Melo, representando o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), Zé Filho.


Abdoral disse que se emociona em todos os momentos especiais que a escola proporciona aos alunos, uma vez que desde muito jovem, ele se reconheceu como um profundo admirador da Educação Sesiana.
“O SESI tem tradição em Parnaíba. Me recordo que, quando ainda criança, no auto dos meus 10 anos, um dos meus irmãos que era industriário, matriculou os filhos dele aqui no SESI. Eu tinha muita vontade de estudar também na escola, mas na época não era oportuno, pois já trabalhava no comércio e não me sobrava tempo. Assim sendo, admirava de longe e sempre via a instituição como um baluarte não somente da cidade, mas do Estado do Piauí. Então, faço questão de sempre estar presente neste ambiente, ouvindo, apoiando e admirando o desempenho dos alunos”, finalizou Abdoral.



AsCom - Sesi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES