15/05/2023

Técnicas do CREAS ministram palestra sobre a Campanha do 18 de Maio em escola municipal


Na tarde desta quinta-feira (11/05), as técnicas do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Aldilete Freitas e Priscila Rocha, estiveram na Escola Municipal José Alexandre para ministrar uma importante palestra aos alunos do 4° e 5° ano. O objetivo do encontro foi conscientizar as crianças e adolescentes sobre a Campanha do 18 de Maio, que combate o abuso e a exploração sexual de menores.

Aldilete Freitas e Priscila Rocha, profissionais experientes e engajadas na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, trouxeram informações valiosas para os estudantes. Durante a palestra, elas destacaram a importância de reconhecer os sinais de abuso e exploração sexual, bem como a necessidade de denunciar qualquer forma de violência contra os mais jovens.


A Campanha do 18 de Maio, que ocorre todos os anos, tem como objetivo promover a conscientização e prevenir a violência sexual infantil. A data foi instituída em referência ao caso conhecido como “Caso Araceli”, ocorrido em 1973, que chocou o país pela brutalidade e impunidade do crime.

Os alunos do 4° e 5° ano da Escola Municipal José Alexandre receberam materiais educativos e participaram de atividades interativas durante a palestra. As técnicas do Creas destacaram a importância do diálogo com os familiares e educadores, para que se tornem aliados na proteção das crianças e adolescentes.

Foi ressaltado a relevância de abordar o tema com os estudantes: “É fundamental que as crianças e adolescentes estejam cientes dos seus direitos e saibam identificar situações de risco. Queremos que eles se sintam seguros e confiantes para denunciar qualquer tipo de abuso ou exploração sexual”.


Ao final da palestra, os alunos foram encorajados a tirar dúvidas e compartilhar suas experiências. Também foram informados sobre os canais de denúncia disponíveis, como o Disque 100, que funciona 24 horas por dia e garante o anonimato dos denunciantes. Com a conscientização proporcionada pela palestra ministrada pelas técnicas do Creas, espera-se que as crianças e adolescentes se tornem multiplicadores da informação, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e segura para todos.

O combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes é responsabilidade de todos nós. A educação e a prevenção são ferramentas essenciais nessa luta contínua por um futuro mais protegido para nossas crianças.


SupCom - PMP
Texto: Meghe Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES