15/05/2023

1ª Conferência Municipal de Cultura de Bom Princípio do Piauí encerra com sucesso


A 1ª Conferência Municipal de Cultura, promovida pela Prefeitura de Bom Princípio do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, encerrou hoje, dia 13 de maio, após dois dias de atividades. O evento, que teve como tema geral "Cultura e Desenvolvimento: Caminhos para o Futuro", reuniu artistas, gestores públicos, representantes da sociedade civil e entusiastas da cultura local.


A primeira noite da conferência foi realizada na Praça dos Ferroviários, contando com a presença de autoridades locais e uma diversidade de atrações culturais. Grupos culturais da cidade se apresentaram, enquanto uma feirinha de artesanato e artes plásticas exibiu produtos criativos e originais dos fazedores de cultura do município.


No segundo dia, o evento continuou atraindo grande público, incluindo autoridades locais e líderes comunitários. Dentre os presentes estavam o prefeito Lucas Moraes, o secretário municipal de cultura, Neto Fontenele, a secretária de educação, Jacyrema Gouvea, a secretária de administração, Leisse Moraes, a secretária do meio ambiente, Keila Fontenele, o secretário de transportes, Deusamiro Santos, além dos vereadores Dorinha Carvalho e Jailson Galeno.


O segundo dia também foi marcado por apresentações culturais emocionantes. O Grupo Cultural Balancinha e Bate Lata, ambos de Parnaíba, demonstraram todo o seu talento, encantando o público com danças e ritmos contagiantes. Além disso, os músicos Cledimilson Araújo e Elvis Pires abrilhantaram o evento, animando o público.


A programação da conferência incluiu uma palestra proferida por Kassandra Bona, agente regional do Sebrae, que abordou o tema "Empreendedorismo e Cultura". Bona destacou a importância de promover ações que incentivem o empreendedorismo cultural, visando o desenvolvimento sustentável da região.

Kassandra Bona, Agente Regional do Sebrae

Uma equipe do Cred Amigo, liderada por Francisco de Assis, também esteve presente na Conferência, apresentando possibilidades de investimentos para os agentes culturais locais. Com o intuito de fomentar o crescimento e a viabilidade dos projetos culturais, essa iniciativa despertou interesse entre os participantes.

Palestra sobre Cred Amigo (Banco do Nordeste), ministrada por Francisco de Assis

Tacyane Machado, assessora da Secretaria Municipal de Cultura, tratou sobre a Lei Paulo Gustavo, recentemente regulamentada pelo Governo Lula. Essa lei busca promover o apoio e a valorização das atividades culturais, reconhecendo sua importância para o desenvolvimento social e econômico do país.

Assessora da Secretaria Municipal de Cultura, Tacyane Machado

Durante o evento, o prefeito Lucas Moraes ressaltou o compromisso do município em promover a cultura local, destacando ações já realizadas e enfatizando que muitas outras estão por vir, visando o crescimento e a valorização da cidade.

Prefeito Lucas Moraes

Foi realizada também a eleição dos membros do primeiro Conselho de Cultura da cidade.

A Conferência finalizou suas atividades com almoço para todos os participantes.


Veja Mais fotos:

O Secretário Municipal de Cultura, Neto Fontenele e a Assessora da Secretaria Municipal de Cultura, Tacyane Machado

SECOM - PMBPP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES