22/05/2023

Polícia e Prefeitura cobrem pichações feitas por facções criminosas após operação no Piauí

Nesse domingo (21), cinco pessoas foram presas e 14 imóveis foram vistoriados pela Polícia Civil. Nesta segunda (22) os policiais retornaram à Vila Santo Afonso para retirar as pichações feitas pelos criminosos.

Polícia e Prefeitura cobrem pichações feitas por facções criminosas após operação na Zona Norte de Teresina — Foto: Polícia Civil do Piauí

Os policiais do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) retornaram nesta segunda-feira (22) à Vila Santo Afonso, na Zona Norte de Teresina, para apagar as pichações feitas por facções criminosas nos muros das casas. Nesse domingo (21), cinco pessoas foram presas e 14 imóveis foram vistoriados pela Polícia Civil.

Polícia e Prefeitura cobrem pichações feitas por facções criminosas após operação na Zona Norte de Teresina — Foto: TV Clube

Segundo o delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco, a retirada das pichações busca desfazer demarcações de território feitas pela facção criminosa e tranquilizar a população do local.

"A gente não vai aceitar que façam esse tipo de demarcações, de símbolos, frases. Vamos estar apagando, e se voltarem a pichar, vamos intensificar o policiamento na região", disse o delegado.

Polícia e Prefeitura cobrem pichações feitas por facções criminosas após operação na Zona Norte de Teresina — Foto: TV Clube

O trabalho é feito por servidores da Prefeitura de Teresina, com o apoio de segurança dos policiais do Draco.

Uma ação semelhante aconteceu no mês de abril, na Vila Mocambinho, também na Zona Norte da capital, depois que um grupo ligado a um facção criminosa incendiou um ônibus.

Operação DRACO 37
A Polícia Civil do Piauí deflagrou, neste domingo (21), a Operação DRACO 37 Vila Santo Afonso, contra facções criminosas em Teresina. Pelo menos seis pessoas foram conduzidas para o Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e, dentre elas, cinco foram presas em flagrante.

A ação consistiu no cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão em endereços de pessoas suspeitas de ligação com facções criminosas na Vila Santo Afonso, bairro Matadouro, Zona Norte da capital.

Operação do Draco, da Polícia Civil do Piauí, na Zona Norte de Teresina — Foto: Divulgação/SSP-PI

Nos endereços vistoriados pela polícia, foram apreendidos maconha, crack, celulares, dinheiro, balanças de precisão e materiais utilizados para comercialização de drogas. Foram apreendidos ainda produtos provenientes de roubos e anotações relacionadas a atuação da organização criminosa da qual os suspeitos fariam parte.

Os presos devem responder pelos crimes de tráfico de drogas, organização criminosa e receptação. Segundo o delegado Laércio Evangelista, do Draco, os suspeitos alugam imóveis para tornar os locais pontos de venda de entorpecentes.

"Eles são todos faccionados. A região lá é liderada por uma facção, mas já identificamos os responsáveis pelo aluguel desses imóveis onde estava acontecendo essa comercialização", afirmou.

O delegado disse ainda que nesses imóveis também era realizada a prática conhecida como "tribunal do crime", na qual criminosos praticam tortura e/ou homicídio contra pessoas que "julgam" ter infringido alguma "regra" do grupo.

Após prestar depoimento no Draco, os presos foram encaminhados para a Central de Flagrantes, onde vão aguardar a audiência de custódia, na qual a Justiça determinará se eles devem responder pelos crimes presos ou em liberdade condicional.

Operação prende seis pessoas e apreende drogas em Teresina
A Polícia Civil do Piauí cumpriu mandados de busca e apreensão na Zona Norte da capital.

De acordo com o coordenador do Draco, delegado Charles Pessoa, haverá continuidade da operação integrada. "Amanhã (22), vamos voltar ao local para fazer o monitoramento, apagando todas as pichações que fazem referência a essa organização criminosa", afirmou o delegado.

A operação deste domingo foi um desencadeamento da que foi deflagrada em abril deste ano, no mesmo local, que resultou na prisão de dois criminosos acusados de planejar a morte de um desafeto. Segundo o coordenador do Draco, a ação salvou a vida do homem.

Cerca de 70 policiais participaram da ação, que contou com apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), da Gerência de Polícia Especializada (GPE) e da Diretoria de Inteligência da SSP/PI.

Também houve participação da Polícia Militar do Piauí (PM-PI), através do Batalhão de Policiamento Áereo (BoPAER), do Núcleo de Operações com Cães da Polícia Civil (NOC) de Núcleo de Operações com Cães da Guarda Civil Municipal de Teresina (NOC).

A SSP-PI pediu a colaboração da população para que denuncie qualquer crime que tenha conhecimento e disponibilizou o seguintes canais de denúncia: Whatsapp: (86) 99964-0647 e Instagram: @dracopcpi.

Fonte: Portal G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES