15/05/2023

"DIA S": CNC, Fecomércio, Sesc e Senac realizarão mobilização nacional nesta terça-feira (16), com evento em Parnaíba

As unidades do Sesc em Teresina vão se reunir às 10h em frente ao Departamento Regional. Em Parnaíba, a manifestação acontece às 16h com cortejo na Av. São Sebastião até a UFPI.


Nesta terça-feira (16) será realizado o DIA S, mobilização do Sistema CNC, Fecomércios, Sesc, Senac e sindicatos patronais em todo país para conscientizar a sociedade sobre o PLV 9/23, que prevê o repasse de 5% dos recursos destinados ao Sesc e Senac para o financiamento da Embratur.

As unidades do Sesc e do Senac nos 27 estados e no Distrito Federal vão realizar ações para chamar a atenção da população sobre a ameaça de corte na arrecadação dessas entidades do Sistema S.

No Piauí serão realizadas mobilizações na capital e em todas as cidades onde há unidades do Sesc e do Senac. As mobilizações vão acontecer simultaneamente, às 16h desta terça-feira (16). Veja relação dos locais abaixo.

“A ameaça de corte de 5% na arrecadação do Sesc e do Senac no Brasil que vai afetar todas as atividades do Sesc, sobremaneira as ações. É importante que todos que conhecem a importância do trabalho do Sesc e do Senac possam nos ajudar a combater essa ameaça”, salienta o diretor Regional do Sesc no Piauí, Francisco Campelo Filho. As unidades do Sesc e do Senac em todo o Brasil estão atuando desde o início de maio visando derrubar esses artigos de lei. O projeto deve entrar em pauta esta semana no Senado Federal.

Quase 500 mil pessoas já aderiram ao abaixo-assinado em defesa do Sesc e Senac. Participe você também

No Piauí, a infraestrutura de atendimento do Sistema inclui 24 unidades fixas e 5 unidades móveis do Sesc e 12 centros de Educação Profissional do Senac, que promovem educação, cultura, saúde, lazer e assistência no nosso estado. São 20.500 alunos do Senac no Piauí e R$ 26 milhões em cursos gratuitos.

Impactos no Brasil

A redução do orçamento pode acarretar o encerramento das atividades do Sesc e do Senac em mais de 100 cidades brasileiras e mais de R$ 260 milhões deixariam de ser investidos em atendimentos gratuitos.

No caso do Sesc, seriam fechadas 36 unidades, com corte de 1.994 empregos, e haveria redução de 2,6 milhões de quilos de alimentos distribuídos pelo premiado Programa Mesa Brasil Sesc. Além disso, haveria a supressão de 2,6 mil exames de saúde e de 37 mil atendimentos em atividades de lazer. Cerca de 2 mil apresentações culturais, com público estimado em 14 milhões de pessoas, deixariam de ser realizadas.

No Senac, o desvio seria responsável pelo fechamento de 29 centros de formação profissional, encerramento de 31.115 mil matrículas gratuitas e mais de 7 milhões de horas-aula de cursos reduzidas. Além da demissão de 1.623 pessoas e do fim de 23 laboratórios de formação específica para a área do Turismo.

AsCom - Fecomércio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES