23/05/2023

Deputada Gracinha Mão Santa participa de 2ª reunião com barraqueiros da praia da Pedra do Sal


De acordo com a parlamentar, outras reuniões podem e devem ser realizadas a fim de que poder público e empreendedores da região possam chegar a um entendimento benéfico a todos.

A deputada estadual Gracinha Mão Santa, participou na manhã do último sábado (20), da segunda reunião entre barraqueiros da praia da Pedra do sal, e prefeitura de Parnaíba. A deputada acompanha o processo a pedido do prefeito Mão Santa. Enquanto secretária de Infraestrutura do município de Parnaíba, Gracinha, ao lado do prefeito Mão Santa trabalhou para que o projeto de urbanização da praia fosse colocado em prática. 


Nesta segunda reunião, foram discutidos assuntos de extrema importância para a concretização deste sonho não só dos comerciantes locais, mas de toda a população parnaibana, que esperam ver iniciado e principalmente, concluído o processo de desfavelização e urbanização da única praia genuinamente parnaibana.


Os trabalhos percorreram toda a manhã do sábado (20), e culminaram com a visita em loco, do local onde serão instalados os quiosques, disponibilizados para os comerciantes que hoje utilizam trailers.


O espaço foi aprovado por todos, respeitando as regras de órgãos ambientais e, principalmente, a beleza natural da praia parnaibana.

Engenheira, a deputada participou ativamente das conversas entre prefeitura e comerciantes, ofertando soluções para ambos os lados entre eventuais discordâncias em relação ao projeto.


Dentre os pedidos feitos por pescadores e comerciantes está a construção de um espaço para recebimento do pescado e acondicionamento do mesmo, o que, propiciará segurança alimentar não só aos barraqueiros, mas, a toda população que deseja adquirir o produto do trabalho dos pescadores artesanais da praia da Pedra do sal.


Participaram da reunião, secretários e superintendentes municipais, além do presidente da associação dos moradores e comerciantes da praia da Pedra do sal.

Foi marcada para esta semana uma terceira reunião, onde serão apresentados novos dados técnicos sobre os bares que substituirão os atuais, que, visivelmente não oferecem condições seguras nem para visitantes e nem para os comerciantes que dali retiram seu sustento.


“Esta reunião foi realizada para ouvir a população, para ouvir os barraqueiros. Estivemos aqui não só como deputada, mas como cidadã para entender melhor e acompanhar a equipe técnica do prefeito Mão Santa. Muitos foram os avanços obtidos aqui hoje. Saímos daqui satisfeitas e já com uma próxima reunião agendada onde serão discutidas novas etapas do projeto de urbanização da orla. Esperamos unir todas as forças, comunidade, prefeitura, tentar unir também o legislativo, porque a pedra do Sal é uma riqueza nossa, dada por Deus. Não estamos aqui com objetivo de privilegiar A ou B, aqui tem que ser uma construção de entendimentos e diálogos. Hoje foi muito positivo, tivemos uma reunião, um debate bem aberto, onde cada um falou o que pensava sobre o projeto, e fez com que aprendamos uns com os outros, e, essa é a linha que queremos seguir para chegar ao objetivo final que é o crescimento da nossa Pedra do sal, que aqui volte a ser um local atrativo, ao parnaibano e a visitantes de todo o mundo. Com isso, acreditamos no crescimento das famílias locais, com a geração de empregos para a comunidade, a consequente melhora em suas qualidades de vida e o desenvolvimento de toda a região” destacou a deputada Gracinha Mão Santa.


A deputada finalizou o encontro reafirmando que não é, e nunca será a intenção do prefeito Mão Santa retirar das famílias suas fontes de sustento. “Eu digo como parnaibana e quem conhece Mão Santa, como pai, como gestor, jamais Mão Santa passaria trator aqui para retirar algum de vocês. Vocês podem ficar completamente despreocupados; nós não podemos responder por outros, mas enquanto Mão Santa tiver à frente da gestão municipal isso nunca irá acontecer, por isso a preocupação do prefeito e de todos nós em regularizar cada comerciante o mais rápido possível, com um local regularizado e digno. É deixar a praia da Pedra do sal nas mãos daqueles que aqui iniciaram e de fato retiram seu sustento e de sua família. Estou aqui, a pedido do prefeito, como intermediadora deste diálogo que a cada vez nos leva um degrau acima nesta luta em comum” finalizou a engenheira e deputada Gracinha Mão Santa.

Fonte: Tribuna de Parnaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES