16/05/2023

Artigo de professor do Campus Parnaíba é publicado em periódico internacional


Da esquerda para a direita: Paulo Praça (UFC), Kristian Pessoa (IFPI), Herminio Oliveira (UNILAB)

O artigo "Three-Phase Bidirectional Isolated LLC Resonant DC-DC Converter for DC Microgrid Applications", do professor Kristian Pessoa dos Santos, do curso de Eletrotécnica do Campus Parnaíba do Instituto Federal do Piauí (IFPI), foi publicado na revista "Journal of Circuit Theory an Applications" (Engenharias IV- Qualis A2). A revista é um importante periódico internacional na área de Eletrônica de Potência.

De acordo com Kristian Pessoa, o artigo foi desenvolvido através das pesquisas durante seu doutorado no Grupo de Processamento de Energia e Controle (GPEC) do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará (UFC), sob a orientação do professor Paulo Peixoto Praça (UFC) e coorientação do professor Hermínio Miguel de Oliveira Filho, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). “A oportunidade proporcionada pelo IFPI de poder dar dedicação integral às atividades do doutorado foi determinante para o desenvolvimento da pesquisa”, destaca Kristian.

Conversor projetado

No artigo publicado, foi apresentada a análise teórica, estado da arte e resultados computacionais e experimentais de um conversor ressonante, que foi projetado e desenvolvido para integração de sistemas em corrente contínua como sistemas fotovoltaicos, sistemas com células combustível (ou célula de hidrogênio) ou mesmo, sistema de carregamento veicular para veículos elétricos.

O docente de Parnaíba explica que o estágio central é constituído de um inversor trifásico em conjunto com um transformador em alta frequência. O conversor diferencia-se dos conversores presentes na literatura por ser um conversor ressonante bidirecional, operar com alta frequência (> 100kHz), possuir controle multivariável: frequência e deslocamento de fase e operar com comutação suave em ampla faixa de carga que garante perdas nulas durante o acionamento das chaves semicondutoras. “Após esse estágio, a tensão contínua de saída é igual a 380V e pode ser utilizado em diversas aplicações na indústria. O conversor obteve um rendimento máximo de 96,6%”, disse.

Kristian Pessoa acrescenta, ainda, que “esse trabalho foi o tema da minha tese de doutorado defendida em dezembro do ano passado na UFC. Consegui 2 artigos Qualis A2 e 2 artigos em congressos internacionais. Pretendo estender a pesquisa para aplicações em veículos elétricos no Campus Parnaíba em colaboração com outras instituições. Parte desse plano já está em andamento”.

Leia o artigo.

Com informações do IFPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES