03/04/2023

Vistoria do Crea verifica risco de desabamento no Projeto Peixe-Boi Marinho, em Cajueiro da Praiano, Litoral do Piauí

O local está desativado desde julho de 2022, e é um centro de preservação do peixe-boi marinho, mamífero ameaçado de extinção. Desde a desativação, o centro parou de receber visitantes para ações educativas.

Vistoria do Conselho de Engenharia e Arquitetura verifica risco de desabamento no Projeto Peixe-Boi Marinho, no Piauí — Foto: CREA - PI

Uma vistoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-PI) verificou que os prédios que formam o Projeto Peixe-boi Marinho, no município de Cajueiro da Praia, correm risco de desabar.

O local está desativado desde julho de 2022, e é um centro de preservação do peixe-boi marinho, mamífero ameaçado de extinção. Desde a desativação, o centro parou de receber visitantes para ações educativas e de conscientização sobre a preservação dos animais.

Vistoria do Conselho de Engenharia e Arquitetura verifica risco de desabamento no Projeto Peixe Boi Marinho, no Piauí — Foto: Crea-PI

Além disso, os pesquisadores faziam o monitoramento dos animais através de uma torre que, atualmente, está com a estrutura comprometida.

Segundo o engenheiro civil, Wellysson Sousa, responsável pela elaboração do relatório, a situação das instalações do Projeto Peixe Boi está em risco.

“Essa vistoria tem uma grande importância, visto que, visivelmente a estrutura encontra-se comprometida, com risco de desabamento. Com base no relatório, os órgãos competentes serão acionados para tomar as medidas de reestruturação do local o mais breve possível”, afirmou.

Vistoria do Conselho de Engenharia e Arquitetura verifica risco de desabamento no Projeto Peixe Boi Marinho, no Piauí — Foto: Crea-PI

As imagens divulgadas pelo Crea mostram as vigas de madeira que dão sustentação ao prédio, com paredes feitas de pedra cariri. Além da função social e de preservação ambiental do projeto, o imóvel tem ainda valor arquitetônico: foi projetado pelo premiado arquiteto piauiense Gerson Castelo Branco.

Preservação e educação ambiental prejudicadas

Centro Nacional de Pesquisa, Conservação e Manejo de Mamíferos Aquáticos, em Cajueiro da Praia — Foto: Reprodução /TV Clube

Os problemas começaram há anos. Em 2016, a torre de monitoramento teve de ser desativada. A torre fica em um local estratégico, e serve para coleta dos dados e para impedir ações irregulares, como pesca predatória. A torre está em reforma, que deve ser finalizada em junho.

A visitação do Centro foi encerrada ainda em 2017. Na visitação, os biólogos e analistas atuavam na educação ambiental, para a preservação dos animais e de toda a fauna e flora da região.

Segundo o analista ambiental Bruno Vinícius, o relatório do Crea deve ajudar o órgão a conseguir recursos para realizar uma reforma no centro. Os recursos para reformar o local já foram destinados, e alguns detalhes no projeto precisão ser ajustados antes do início das obras.

Além da recuperação dos prédios que formam o centro, a reforma prevê também a melhoria das estruturas para receber e recuperar os peixes-boi. Segundo Bruno, apesar dos problemas, as atividades do Centro não foram totalmente paralisadas. O prédio administrativo continuou funcionando, e as atividades de preservação e monitoramento dos animais continuaram.

" Estamos neste exato momento com uma atividade super importante: a reabilitação de um filhote, que foi resgatado no Maranhão", comentou Bruno.

Fonte: G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES