04/04/2023

PRF resgata 63 pássaros silvestres sendo transportados ilegalmente em um ônibus, no Piauí

Os 63 pássaros silvestres da espécie canário da terra estavam sendo transportados no interior de duas bolsas. O flagrante ocorreu na BR 316 em Picos (PI).


APolícia Rodoviária Federal recuperou 63 pássaros silvestres que estavam sendo transportados na bagagem de um passageiro de ônibus. O flagrante ocorreu na BR 316 em Picos (PI).

A apreensão dos pássaros ocorreu na sexta-feira(31), durante abordagem a um ônibus interestadual que vinha da cidade de Brasília (DF) com destino a Patos (PB). A equipe iniciou os procedimentos de fiscalização quando encontrou duas bolsas nos últimos assentos do veículo, que pertenciam a um passageiro de 57 anos. No interior da bagagem, foram encontrados 63 pássaros silvestres espécies da canário da terra.


Questionado sobre a origem dos pássaros, o homem informou que eram seus e que os havia adquirido na cidade de Ceilândia (DF), pelo valor de R$ 10,00 cada. Alegou ainda que soltaria os pássaros em Patos (PB).

Pássaros apreendidos
Todos os animais estavam sem a devida documentação e em situação de maus-tratos, sendo transportados sem possibilidade de hidratação, sem ventilação adequada e com pouca mobilidade. De acordo com a lei 9.605/1998, é proibido manter em cativeiro espécies da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, sem a permissão, licença ou autorização da autoridade competente.

Diante do exposto, as aves foram encaminhadas a delegacia de Policia Civil de Picos e o passageiro assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), comprometendo-se a comparecer no Juizado Especial e responder pelos crimes de Matar, perseguir, caçar, apanhar, vender espécimes da fauna silvestre e Praticar maus-tratos contra animais. Posteriormente as aves foram soltas.

PRF - PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES