28/04/2023

Lei que reconhece festa junina como cultura nacional favorece Parnaíba e suas tradições juninas


A cidade de Parnaíba, no Piauí, tem um motivo a mais para se orgulhar de sua tradição junina. Na última quarta-feira, 26 de abril, foi publicada no Diário Oficial da União a lei 14.555/23, que reconhece as festas juninas como manifestação da cultura nacional. Essa celebração, que tem origem na Europa e foi cristianizada em homenagem aos santos católicos populares Santo Antônio, São João Batista e São Pedro, é muito comum em todo o Brasil, especialmente na região Nordeste.

O vice-presidente da República, no exercício do cargo de presidente da República, Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho, sancionou a lei que reconhece as festas juninas como manifestação da cultura nacional.


No entanto, a cidade de Parnaíba se destaca por sua riqueza e beleza nos grupos juninos, que levam o nome da cidade por todo o país. Os festejos em Parnaíba são muito aguardados e trazem turistas de diversas partes do Brasil, além de serem uma oportunidade de preservação e divulgação da cultura local.

Apesar de o nome da festa fazer referência a junho, as comemorações não se limitam apenas a esse mês. Elas são celebradas a partir de maio e se estendem até agosto em alguns casos. Com a sanção da lei pelo governo federal, fica estabelecido que as festas juninas são uma manifestação da cultura nacional, fortalecendo a identidade do povo brasileiro e incentivando a promoção e o desenvolvimento de atividades culturais relacionadas ao tema.


Essa é uma importante medida para a preservação da cultura brasileira, reconhecendo a importância histórica e cultural das festas juninas. Em Parnaíba, a tradição dos grupos juninos é muito forte e contribui para a divulgação da cidade para além das fronteiras piauienses. Parabéns a todo o movimento junino da cidade por essa importante conquista para a cultura brasileira.

Da redação do portal PHB em Nota
Fotos: PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES