11/03/2023

Parte do teto da Universidade Estadual do Piauí desaba e setor é isolado

Foto: Natanael Soares

Parte do teto da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), campus Poeta Torquato Neto, em Teresina, desabou neste sábado (11). A área afetada foi o setor 21, conhecido como "Carandiru", no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) frequentado geralmente por universitários dos cursos de Educação Física e Direito. Há relatos de que o prédio, que teria passado por reforma, apresentou alguns "estalos" antes da queda.

Imagens publicadas pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Uespi mostram que o desabamento atingiu um dos corredores do setor, mas uma das salas teria sido totalmente afetada.

"Um problema antigo que tem sido denunciado há anos e, pouco ou quase nada, foi feito para melhorar minimamente a estrutura tão antiga e defasada do prédio que coloca em risco a vida de estudantes, servidores públicos e prestadores de serviços", se posicionou o DCE.

Natanael Soares, membro do DCE, analisa a situação como uma tragédia anunciada. "Era pra ter tido aula hoje naquela sala de uns alunos que estão fazendo especialização e o pessoal da limpeza também era pra estar lá próximo ao horário do desabamento que ocorreu por volta de 8h30. Uma tragédia anunciada. A gente vem pedindo pro Governo do Estado a construção de um campus de verdade, pois a Uespi foi toda construída em uma estrutura improvisada, de uma antiga escola", desabafa Soares.

A situação também reverbera entre professores que, por meio do Sindicato dos Docentes da Uespi (Adcesp), também se manifestaram pelas redes sociais.

"É lamentável a forma como a única universidade pública mantida pelo Estado do Piauí vem sendo tratada. Há anos, professores e estudantes vêm denunciando a precariedade, desrespeito e o sucateamento da Universidade Estadual do Piauí. Construída de forma improvisada e mantida em condições precárias, a estrutura da universidade já não suporta mais tamanho descaso", publicou a página do Adcesp nas redes sociais.

Após o desabamento, a área foi isolada.

Uespi se manifesta

Por meio de nota, a assessoria da Uespi informou que, por volta das 9h, a Prefeitura Universitária da instituição foi informada que parte do teto de uma sala do prédio 21, no campus Torquato Neto, caiu e por segurança toda a estrutura foi isolada. A equipe do Departamento de Engenharia já foi ao local e, na segunda-feira, dia 13, fará uma vistoria para, em seguida, começar o trabalho de reparação.

"Esclarecemos que o prédio não apresentava nenhuma adversidade, já que a Prefeitura Universitária não recebeu comunicação sobre qualquer problema no setor. Informamos que a universidade está no período de férias, nesse sentido, nossa equipe irá trabalhar para tudo ficar pronto antes do início das aulas, no dia 03 de abril", informou a Uespi.

Graciane Araújo
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES