29/03/2023

Corpo de Bombeiros Militar monitora rio Igaraçu mediante risco de cheias


O monitoramento e previsão de níveis dos rios se faz importante neste período de chuvas e liberação de águas acumuladas nas barragens. Em nossa região ainda não há alerta de perigo; contudo, o Corpo de Bombeiros Militar em Parnaíba vem monitorando devido os aumentos no volume de águas. Na manhã desta terça-feira (28/03), novo monitoramento foi realizado devido a visível elevação, por exemplo, no rio Igaraçu que passa pela zona urbana de Parnaíba.

“O Corpo de Bombeiros fez essa avaliação e esse controle com as notícias, os comunicados enviados pela Chesf sobre a questão das tábuas de maré, aqui também o pessoal da Capitania dos Portos vem fazendo essa avaliação. Constatamos um aumento das águas mais ou menos do dia 18 para hoje, de dois metros de altura no nível da água aqui no rio Igaraçu, na Beira Rio”, explicou Thiago Carvalho, tenente do Corpo de Bombeiros Militar.


Os constantes alertas de chuvas ocorridos e a instabilidade do tempo, com possibilidade de pancadas de chuvas intensas, precisam ser observados, principalmente por quem mora próximo aos rios. As informações são essenciais para rápidas tomadas de decisão e mitigação dos impactos frente a eventos hidrológicos. O 2º tenente Thiago Carvalho afirmou que o risco aumenta com a liberação das águas dos reservatórios, como a Barragem Boa Esperança, que afeta nossa região e os comunicados são feitos pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). A liberação das águas acumuladas se destina a manter o equilíbrio e controle dos reservatórios.

Fonte: Portal Costa Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES