18/01/2023

Suspeitos de financiar roubo de avião foram identificados, diz secretário de segurança do Piauí

Aeronave, no entanto, ainda não foi localizada. Agência Nacional de Aviação Civil e Comando Aéreo Nordeste foram acionados para auxiliar em investigações.

Ultraleve modelo Cessna 206 PT-DQF — Foto: Reprodução/Redes sociais

O secretário de segurança do Piauí, Chico Lucas, informou que suspeitos de envolvimento no roubo do avião monomotor avaliado em R$ 2 milhões, em Teresina, foram identificados. A aeronave foi levada do Clube de Ultraleve do estado, na madrugada do último sábado (14).

Conforme o gestor, investigações do Grupo de Repreensão ao Crime Organizado (Greco), em parceria com a Polícia Federal, apontam que o monomotor teria sido roubado para ser utilizado no tráfico de drogas. A aeronave, no entanto, ainda não foi localizada.

"Sabemos pessoas envolvidas. A gente tem informações, tem o caminho que levou ao financiamento desse roubo. Esse avião é muito desejado por facções, traficantes, porque é de pequeno porte, que consegue pousar e decolar em pistas pequenas, e consegue levar um peso muito grande. Além de voar abaixo do radar", disse.

"A gente entrou em contato com o comando da Aeronáutica do Nordeste, só que ele [avião] voa abaixo do radar. A gente tá em contato com os nossos vizinhos Ceará, Pernambuco, Bahia, Maranhão. Provavelmente o avião está em algum lugar ermo, em nenhum aeródromo oficial", completou.

Os suspeitos não tiveram as identidades reveladas.

Relembre o caso
Neurologista Jacinto Lay teve avião de R$ 2 milhões roubado no Piauí — Foto: Reprodução/Instagram

Na madrugada do último sábado (14), criminosos fortemente armados roubaram um avião monomotor de dentro do Clube de Ultraleve do Piauí, na estrada da Cacimba Velha, em Teresina.

A aeronave pertence ao neurologista Jacinto Ley. Ao g1, ele revelou que seis homens encapuzados e armados com metralhadoras pularam uma cerca, arrombaram a porta da casa do caseiro do aeroclube e renderam o homem e a esposa.

"Nunca pensei que iriam roubar um avião. É a primeira vez que ouço falar disso aqui no estado. A sensação é de insegurança, impotência, é muito triste o que aconteceu", declarou.

O avião é um modelo Cessna 206 PT-DQF. Para o proprietário, os criminosos tinham informação de que o avião estaria no local, além de experiência para roubar uma aeronave do porte.

"Eles chegaram pedindo a chave do hangar. Não tiveram dificuldade em decolar com o avião", destacou.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) também foi comunicada do roubo.

Fonte: Portal G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES