10/01/2023

SEDESC inicia atividades sociais e protetivas nos CRAS de Parnaíba


A Prefeitura de Parnaíba, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, iniciou suas ações de convivência e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários nos CRAS de Parnaíba. As equipes de profissionais da SEDESC realizam atendimentos psicossociais, visitas domiciliares, encaminhamentos e orientações, acolhimentos, acesso de documentação pessoal, cadastramento socioeconômico, atendimentos individuais ou grupais.


A Secretária Adalgisa Carvalho de Moraes Souza destaca que o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a unidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) responsável por oferecer serviços, programas e benefícios voltados a prevenir situações de risco e a fortalecer os vínculos familiares e comunitários.

A gestora da SEDESC também ressalta que o equipamento público é um espaço para desenvolver as potencialidades, o protagonismo e a autonomia dos indivíduos. A Secretária Adalgisa informa que as ações são destinadas à população fragilizada pela pobreza, ausência de renda e com acesso precário aos serviços públicos, ou que esteja com os vínculos afetivos enfraquecidos, porém ainda sem rompimento. A equipe do CRAS trabalha preventivamente, organizando e ofertando serviços com o objetivo de emancipar esses indivíduos.


Idosos, pessoas com deficiência, crianças resgatadas do trabalho infantil, beneficiários de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família e Benefícios de Prestação Continuada (BPC), e famílias ou indivíduos em situação de vulnerabilidade são as pessoas que comumente fazem uso do seu direito de proteção social básica.

SupCom - PMP
Texto: Ribamar Aragão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES