20/11/2022

Prefeitura de Parnaíba oferta teste da orelhinha no Centro de Especialidade em Saúde


O Centro de Especialidades em Saúde – CES, seguindo a determinação do prefeito Mão Santa, em ampliar a oferta de serviços oferecidos à população parnaibana, disponibiliza o “teste da orelhinha”, um exame de triagem, realizado no primeiro mês de vida do bebê.

Durante o teste é observado a integridade da via auditiva do recém-nascido. Ao contrário do que muitos imaginam, o teste não é realizado através de cortes ou perfurações na orelha da criança e sim, através de uma sonda auditiva, colocada no ouvido do bebê emitindo sinais sonoros, que serão interpretados pelo profissional fonoaudiólogo.


“É um aparelho que pode detectar não só a perda auditiva, como outros problemas, a exemplo de otite, ou até mesmo um ouvidinho com muita cera, e, caso seja detectado alguma anomalia, este pequeno paciente é encaminhado ao otorrino” afirmou Thatyana Veloso, fonoaudióloga do CES.

O teste da orelhinha é realizado às segundas e sextas no CES, no período da manhã. Para ter acesso ao teste é necessário que o munícipe se dirija ao posto de saúde mais próximo de sua residência e solicite encaminhamento.


Desde que assumiu a gestão em 2017, o prefeito Mão Santa proporcionou uma verdadeira revolução na saúde de Parnaíba. Antes carente de especialistas, hoje o munícipio através do Centro de Especialidade em Saúde, Centro de Especialidade em Odontologia e mais recentemente o Centro Integrado de Saúde da Mulher oferece dezenas de exames e consultas das mais diversas especialidades, com os melhores profissionais e a mais moderna tecnologia posta a serviço do cidadão parnaibano de forma gratuita.

Os prédios públicos destinados ao atendimento na área de saúde, foram modernizados e reconstruídos pela então secretária de Infraestrutura, e hoje deputada estadual eleita, Gracinha Mão Santa.


É a prefeitura de Parnaíba mostrando que, quando se trabalha com amor ao próximo e austeridade com o dinheiro público, pode-se fazer muito mais. A prefeitura faz e vai fazer muito mais!

SupCom - PMP
Texto/fotos: Bruno Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES