20/11/2022

ZPE de Parnaíba vai realizar primeira exportação de cera de carnaúba

O embarque acontece na próxima segunda-feira

ZPE de Parnaíba/Foto: Reprodução

A Zona de Processamento de Exportações (ZPE) do Piauí realiza na próxima segunda-feira (21) o seu primeiro embarque aduaneiro. A primeira exportação, esperada para acontecer desde julho, vai levar um contêiner com cera de carnaúba até o porto do Pecém, no estado do Ceará, de onde vai partir para o destino.

A produção será escoada pelo Porto do Pecém, no Ceará que, pela sua distância relativamente pequena, boa qualidade das estradas e alto valor agregado do produto exportado, tornou-se atraente aos investidores cearenses. Além disso, o porto do Ceará tem conexões com os principais mercados interessados nas aplicações industriais da cera.

A cera de carnaúba exportada é produzida na primeira indústria instalada na ZPE. Antes a empresa precisava de um representante, atuando no Porto de Pecém, para realizar os procedimentos que agora são feitos por despachantes e auditores da Receita Federal do Brasil, dentro da ZPE do Piauí. O avanço representa redução de custo e tempo.

“A mercadoria sairá da Área de Despacho Aduaneiro (ADA) da ZPE do Piauí em trânsito rodoviário até Pecém. Ao sair de nossa ADA a mercadoria já estará em trânsito internacional. Quando chegar em Pecém, só resta colocar em cima do navio”, explica Victor Hugo, diretor-presidente da Investe Piauí.

Inaugurada em fevereiro deste ano, a ZPE do Piauí tem instaladas duas indústrias e dez startups do eixo de exportações. Segundo Victor Hugo, há 11 projetos de empresas interessadas em se instalar na ZPE, aguardando autorização do Ministério da Economia.

Fonte: Redação portal AZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES