17/10/2022

Detento é feito refém durante tentativa de motim em penitenciária no Sul do Piauí

Um grupo de detentos entupiu um ralo da cela de forma proposital, para atrair os policiais penais para uma armadilha. O motim foi controlado pelos policiais penais.

Penitenciária Regional de Oeiras - Piauí — Foto: Sinpoljuspi

Um princípio de motim foi controlado por policiais penais na noite de sábado (15) na Penitenciária Regional de Oeiras, no Sul do Piauí. Um dos detentos foi feito refém pelos amotinados. Não houve feridos graves.

Segundo o relato dos policiais penais os presos da cela de triagem (destinada a detentos que chegaram recentemente à unidade) entupiram o ralo do chuveiro e, por volta das 19h, reclamaram sobre a situação para os policiais. Assim, dois policiais tiveram que retirar todos os detentos da cela.

Depois que os policiais verificaram que o ralo havia sido entupido de forma proposital, dois dos presos se recusaram a voltar para a cela, e passaram a incitar os demais a fazer o mesmo e desafiar os policiais.

Em seguida, dois deles fizeram outro preso refém. Os policiais penais fizeram disparos com balas de borracha e conseguiram evitar o crime e conter presos, e os fizeram voltar para dentro da cela.

A Força Tática da Polícia Militar de Oeiras foi acionada e ajudou os policiais penais a fazer uma vistoria na cela de triagem. O caso foi denunciado para a Polícia Civil de Oeiras. Os presos podem responder pelo crime de motim de presos, com pena de 6 meses a um ano de prisão.

Segundo o Sindicato dos Policiais Penais do Piauí (Sinpoljuspi), a Penitenciária Regional de Oeiras tem capacidade para cerca de 70 presos, mas abriga 109 detentos até este domingo (16). Cada plantão na unidade conta com três policiais penais.

Fonte: G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES