23/10/2022

Confira a história da ferrovia do Piauí, linha de ferro que levou quase 50 anos para ser construída

A Estrada Ferroviária Central do Piauí (EFCP) faz parte do inventário das Locomotivas a Vapor do Brasil. Além disso, ela influenciou diretamente o desenvolvimento social e econômico do norte do estado.

Linha ferroviária do Piauí — Foto: Reprodução/ TV Clube

Em comemoração ao Dia do Piauí, o programa Piauí de Riquezas deste sábado (22) preparou uma reportagem especial sobre a história da linha ferroviária do estado e os piauienses que viveram a percorrer e povoar o norte do estado por meio dos trilhos.

O início de tudo

Essa história começa em Parnaíba, a 346 km de Teresina, onde os primeiros trilhos foram instalados. Em 1916, no complexo do Porto das Barcas, foram inaugurados os primeiros 2 km de linha férrea.

"Os primeiros trechos de trilhos do Piauí foram construídos no porto das Barcas, antes conhecido como Porto Salgado. Esses trilhos chegaram aqui pelo mar e pelo rio. Quando instalados, tinham a extensão de 2 km e iam até o bairro Esplanada da Estação, onde ainda tem vestígios históricos do trem", explicou o historiador Mauro Júnior.

O primeiro trem, apelidado de Maria Fumaça, servia, principalmente, para escoar mercadorias terrestres de um ponto a outro. No mesmo ano, iniciou a construção de uma ponte metálica para os trilhos e o aumento de mais de 13 km de extensão da linha ferroviária, chegando até Amarração que, atualmente, é o município de Luís Correia.

Maria Fumaça — Foto: Reprodução/ TV Clube

Também no ano de 1916, outra grande obra foi erguida em Parnaíba: a primeira estação do Piauí, Floriópolis, com nome em homenagem a Flora Bacelar, esposa do engenheiro supervisor Miguel Bacelar, responsável pela estrutura.

O professor e historiador Hélcio Bacelar, sobrinho do engenheiro Miguel, contou que a paixão pelos trilhos encantou gerações da família. Ele e o pai também foram ferroviários.

"A ferrovia transportou riquezas, desde a matéria prima a ser processada pela indústria piauiense ou então ser enviada para o exterior, quanto transporte de pessoas. Então ela é importante porque ela faz parte da vida do norte do Piauí, ela traduz o progresso. Durante sete décadas, praticamente, esse foi o grande trabalho que a ferrovia prestou para o nosso estado", recordou.

A outra estação, Esplanada da Estação, foi construída em 1920. Ela preserva a maior parte do início da linha ferroviária do Piauí. Hoje em dia, funciona no local o museu do trem. Artigos como telefones das décadas em que a estrada de ferro esteve ativa, como o telégrafo, uniformes de funcionários, pregos da linha férrea, compõem o acervo.

Esplanada da Estação — Foto: Reprodução /TV Clube

"O museu é aberto de segunda a sexta das 8h às 12h. Esperamos por todos os piauienses que querem conhecer um pouco mais da história do seu estado. Este é um museu para enfatizar a identidade histórica, patrimonial, arquitetônica do nosso povo", afirmou José Maria, curador do museu.

Outras estações

Outra estação, a 35 km de Parnaíba, foi construída em 1922. Mais tarde, ela seria nomeada de Estação de Bom Princípio. Tudo na cidade, também chamada de Bom Princípio, tem uma forte relação com a estrada de ferro central. A praça central da cidade recebe o nome de Praça dos Ferroviários.

No tempo em que o trem funcionava a todo vapor, todos os funcionários que chegavam na estação vindo de Parnaíba se hospedavam em uma fazenda. Com o tempo, eles foram construindo casas, formando famílias e fundando o município, que hoje possui cerca de 5 mil habitantes.

Surgiu então uma profissão bastante comum na região, de ferroviário. Esse oficio era repassado de gerações em gerações, como conta o aposentado Geraldo Alves.

"Eu comecei na estrada de ferro arranjado pelo meu pai. Praticamente a minha família toda é ferroviária; pai, tio, primo e cunhado. Pra mim foi uma coisa muito importante na minha vida, criei minha família todinha através disso, eduquei minha filhas e agradeço tudo que eu tenho hoje à ferrovia" , relatou.

Outra estação ao norte do estado é a de Cocal, erguida em 1923. Segundo o historiador João de Passos, as primeiras casas da região surgiram a partir da construção desta estação ferroviária.

"A princípio, as estações eram construídas em comunidades, mas, nesta localidade em específico, não haviam moradores. Havia um tráfego muito grande de comboieiros vindo do Ceará e que se deslocavam com seus produtos oriundos da Serra da Ibiapaba, rapadura, a própria cachaça, frutas e verduras. Então notou-se a necessidade da construção dessa necessidade para absorver esse potencial dos trens vindo do Ceará. A estação de cocal se tornou o coração e o grande atrativo da cidade de Cocal", afirmou.

O prédio onde antes funcionava a estação ferroviária de Cocal agora é um museu que preserva a história da cidade.

Conclusão da ferrovia

Os trilhos da estrada de ferro levaram quase 50 anos para serem construídos, entre Parnaíba e Teresina. Com a construção da Ponte Metálica João Luiz Ferreira, a linha ferroviária já se ligava com a capital do Maranhão, São Luís.

"Da construção de uma estação ferroviária a outra, se passavam 10, 15, 20 anos. Esse recorte temporal foi o seguinte: estação de Parnaíba (1920), estação de Cocal e Piripiri (1923), estação de Piracuruca (1937), Campo Maior (1947) e Altos (década de 1950). Somente em 1969 que o trecho ferroviário interligando Parnaíba e Teresina foi inaugurado", contou a historiadora Lêda Rodrigues.

A primeira estação ferroviária de Teresina deu lugar ao que hoje é o Complexo Cultural Parque da Cidadania.

Fonte: G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES