31/08/2022

PRF-PI apreende comprimidos de rebite e autua motorista por porte de drogas


Foram apreendidas 35 unidades de rebites. A droga é comumente usada por caminhoneiros com o objetivo de mantê-los acordados para dirigir longas distâncias sem descanso. Como o efeito da falta de sono passa rápido, os motoristas acabam usando uma quantidade muito grande de medicamento, podendo ocorrer reações adversas severas.

Na madrugada de hoje (30), policiais rodoviários federais realizavam fiscalização em Valença do Piauí, quando abordaram um caminhão carregado de lenha que seguia de Timon/MA para Araripina/PE.

Inicialmente, foram solicitados os documentos de porte obrigatório e da carga. Em continuidade à fiscalização detalhada, foi solicitado ao motorista o disco cronotácografo, através do qual foi possível verificar que o caminhoneiro estava dirigindo por várias horas seguidas sem descanso, desrespeitando o descanso previsto no artigo nº 67-C § 3º da Lei Federal nº 9.503/1997/CTB.

Em seguida, durante busca pessoal, foi encontrada no interior da bermuda do condutor: uma cartela com 05 (cinco) comprimidos intactos de "Nobésio Extra Forte". Já durante a busca veicular, outras duas cartelas contendo o total de 30 (trinta) comprimidos intactos da mesma marca foram encontradas.

A droga é comumente usada por caminhoneiros com o objetivo de mantê-los acordados para dirigir longas distâncias sem descanso. Como o efeito da falta de sono passa rápido, os motoristas acabam usando uma quantidade muito grande de medicamento, podendo ocorrer reações adversas severas como comprometimento da coordenação motora, desorientação e descoordenação, confusão mental e até um "apagão", o que gera o risco de acidentes de trânsito.

Diante das circunstâncias, as 35 unidades de rebites foram apreendidas e o motorista de 52 anos foi autuado por porte de drogas (art. 28 da Lei 11.343/2006). Ele assinou o Termo Circunstanciado de Ocorrência e assumiu o compromisso de se apresentar ao Poder Judiciário quando convocado para responder criminalmente pelo porte de drogas.

PRF - PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES