03/06/2022

Serra da Capivara faz aniversário e alerta sobre extinção da onça pintada; veja programação

Foto: Joaquim Neto

Patrimônio da humanidade, o Parque Nacional Serra da Capivara comemora 43 anos com uma programação voltada para a comunidade e alertando sobre a extinção da onça pintada, animal característico da região.

O parque foi criado em 5 de junho de 1979 e tem trazido contribuição ao mundo sobre a origem do homem americano e de pesquisas que mudaram a história. É o maior sítio arqueológico do país com inscrições rupestres de mais de 10 mil anos.

A chefe do Parque Nacional Serra da Capivara, a arqueóloga, educadora e ambientalista Marrian Rodrigues, informou que na programação de aniversário terá aula-passeio para estudantes, pedalada, exposição sobre os quilombolas e debates com pesquisadores na região.

“Vamos abrir o parque para receber mais de 700 estudantes de escolas públicas dos quatro municípios – São Raimundo Nonato, coronel José Dias, Brejo do Piauí e João Costa – para que possam valorizar, conhecer e se apropriar do parque. As escolas não vão pagar e teremos guias voluntários”, disse Marrian Rodrigues.

Haverá também uma pedalada atravessando o parque e encerrando na Pedra Furada.


A exposição “Quilombolas, do território Serra da Capivara” está na programação com trabalhos do produtor cultural, Cristovão Braga e artesão Antonio Ferreira, a partir das 15h, no Centro de Visitantes, no boqueirão da Pedra Furada.

Às 16h30, ocorrerá uma mesa redonda – Serra da Capivara, ciência, ensino e sociedade – com professor doutor Itamar Soares Oliveira, da Universidade Vale do São Francisco discutindo os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes dentro do parque.

A historiadora da Uespi (Universidade Estadual do Piauí), Cristiane Maria Mendes vai mostrar os trabalhos realizados pelos estudantes da instituição.

“São jovens que não estão migrando para outras regiões e contribuindo com pesquisas sobre o parque”, disse a chefe.


Preservação da onça
Todo o material de divulgação de aniversário está usando a foto de uma onça para descartar a importância da preservação do animal.

Assista relato da Marrian sobre a onça e a programação:


Flash Yala Sena
yalasena@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES