18/04/2022

Banhistas registram golfinho encalhado na praia de Barra Grande e o ajudam a voltar ao mar; vídeo

O encalhe foi registrado em vídeo. Dois homens que estavam no local ajudaram o animal a voltar para o mar.

Banhistas ajudam golfinho encalhado a retornar ao mar na praia de Barra Grande, no litoral do Piauí — Foto: Reprodução

Um grupo de banhistas encontrou um golfinho no último sábado (16) encalhado na praia de Barra Grande, no município de Cajueiro da Praia, no Piauí. Dois homens que estavam no local imediatamente jogaram o animal de volta ao mar.

O encalhe foi registrado em vídeo. O golfinho aparece na faixa de areia, empurrado pelas ondas, e se debate com bastante força. Em outro momento, dois homens se ajudam para levar o animal até uma profundidade onde ele conseguisse nadar novamente.

A enfermeira Milena Braga, que fez os vídeos, contou que o encontro com o golfinho durou poucos minutos. Ela estava com o namorado quando os dois avistaram o animal na areia. "Eu vi só a barbatana e eu falei: 'Guilherme, pode ser um tubarão!', porque golfinho a gente não pensou que fosse", disse.

Encalhes de animais no litoral do Piauí:
Ainda segundo Milena, o aparecimento deixou impressionados até pescadores da região. "Um pescador se aproximou e disse que trabalhou a vida inteira lá e nunca tinha visto um golfinho", contou.

Barra Grande, em Cajueiro da Praia — Foto: Reprodução/TV Clube

Mas de acordo com o professor Cezar Fernandes, engenheiro de pesca e professor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), o golfinho pode ter sofrido algum ferimento e sido empurrado por correntes marítimas até a praia de Barra Grande. Como o animal retornou ao mar, não será possível ter certeza dessa hipótese.

Fauna marinha do Piauí:
"Esses encalhes de animais são normais, infelizmente. O que geralmente causa esses eventos pode ser o animal ter se machucado em alguma rede de pesca, ter ficado cansado e sido empurrado com as ondas, com as correntes do mar, que acaba desviando a rota deles", explicou.

Fonte: Portal G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Nossa matérias em seu E_mail

Digite seu endereço de e-mail:

Entregue por PHBemNota

Translate

Anuncio google

Racing