15/03/2022

Sesc e Semec assinam convênio para retorno do BiblioSesc


O projeto BiblioSesc voltará a percorrer as comunidades. Nesta segunda-feira (14) foi assinado convênio entre o Sesc e a Secretaria Municipal de Educação para circulação da biblioteca móvel do Sesc nos bairros de Teresina.

Estavam presentes o 1º vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Valdeci Cavalcante, o presidente em exercício da Fecomércio Piauí, Dênis Cavalcante, o secretário Municipal de Educação, Nouga Batista, o secretário Municipal de Desenvolvimento e Turismo, Marcelo Martins Eulálio, o diretor Regional do Sesc no Piauí, Campelo Filho.


O objetivo é incentivar a prática da leitura nas comunidades, ampliando o acesso à leitura nos locais não servidos por bibliotecas físicas ou onde há carência no serviço. De acordo com o convênio, o BiblioSesc vai percorrer os bairros até março de 2026.

Durante a solenidade, o presidente em exercício, da Fecomércio Sesc/ Senac no Piauí, Dênis Cavalcante, entregou 500 livros para as bibliotecas infantis da Secretaria Municipal de Educação.


Em seguida, Valdeci Cavalcante enfatizou que a educação transforma a sociedade e que a leitura é essencial à Educação. Falou da trajetória de piauienses que conquistaram postos de destaque graças à educação: por serem exímios estudiosos e leitores, foram destaque nas suas profissões e servem de exemplo para o país.

O vice-presidente da CNC falou dos livros de sua autoria, destacando o livro “Faça valer seus direitos”, onde alerta a população sobre os direitos que os brasileiros dispõem, que a maioria desconhece.


“Aprendi desde cedo com meu pai: tem que estudar porque o estudo é fator de ascensão social. E foi isso que nós fizemos. Estudamos e progredimos”, enfatiza Cavalcante.

Em seguida, o secretário Municipal de Educação, Nouga Batista, disse que a parceria com o Sesc é importante para promover reforçar as ações de Educação que a Prefeitura de Teresina desenvolve através da Secretaria Municipal de Educação.

“Conhecimento, como disse o Dr. Valdeci é tudo! Se antes a pessoas tinham que se deslocar para grandes centros para estudar, hoje o conhecimento desloca-se até as pessoas. Hoje o Sistema Sesc, juntamente com a Prefeitura de Teresina e a Semec vamos levar essa riqueza (biblioteca) aos estudantes, nas regiões mais de distantes, na zona rural de Teresina, permitindo que os estudantes dessas regiões conectem-se com o mundo”, reforça o secretário.


Com o convênio, o BiblioSesc percorrerá um circuito de dez comunidades de Teresina, onde as escolas municipais servirão de apoio. Cada comunidade e escola receberão duas visitas mensais, no período mínimo de dois anos.


Sobre o BiblioSesc

A biblioteca itinerante oferece acervo com três mil livros para consultas e empréstimos gratuitos, dentre romances, gibis, quadrinhos, jornais Literatura brasileira e estrangeira (em língua portuguesa), que vão desde os clássicos até os contemporâneos, dos livros infantis até a terceira idade. O projeto objetiva formar novos leitores, mais conscientes e críticos.

O projeto BiblioSesc foi implantado no Piauí, em 2008 com uma unidade móvel atendendo alunos de escolas da rede municipal de Teresina. Em 2010 o projeto foi implantado também em Parnaíba, onde funciona em parceria com a Prefeitura. Cada unidade móvel conta com acervo de

O BiblioSesc é integrante do Programa de Comprometimento e Gratuidade – PCA, que amplia o acesso da população com renda familiar inferior a três salários mínimos, reforçando o compromisso do Sesc no Piauí em contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

Com o convênio, o BiblioSesc percorrerá um circuito de dez comunidades de Teresina, onde as escolas municipais servirão de apoio. Cada comunidade e escola receberão duas visitas mensais, no período mínimo de dois anos.

Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Nossa matérias em seu E_mail

Digite seu endereço de e-mail:

Entregue por PHBemNota

Translate

Anuncio google

Racing