24/03/2022

PI: centro para pessoas com hanseníase é arrombado e atendimentos são suspensos


O Centro Maria Imaculada (CMI), serviço desenvolvido pela Ação Social Arquidiocesana de Teresina (ASA) e referência no atendimento a pessoas com hanseníase no Piauí, sofreu um assalto na noite desta terça-feira (22/03). De acordo com informações da coordenação do local, por volta das 20h, os assaltantes pularam o muro da instituição e arrombaram quatro salas, revirando mesas e armários.

Sara Moura, biomédica e coordenadora do local, avalia que o prejuízo com o arrombamento passa de R$ 10 mil. "Acreditamos que eles já vieram focados nas salas com grade, que são exatamente a sala da coordenação e da recepção. Nosso vigia estava no local, e com o barulho provocado pela invasão teve que se esconder para proteger a própria vida", contou.

No assalto foram levados do local diversos aparelhos eletrônicos, dentre eles cinco notebooks utilizados para os atendimentos dos pacientes. No momento do arrombamento a polícia chegou a ser acionada, mas não chegou a tempo de deter os assaltantes.


Na manhã desta quarta-feira (23/03) a coordenação do CMI registrou boletim de ocorrência, e segue aguardando a apuração dos fatos. Por conta do assalto e da perda dos itens utilizados no cuidado às pessoas com hanseníase, os atendimentos realizados no local estão suspensos nesta quarta-feira (23/03).


Centro Maria Imaculada
Localizado na Zona Norte da capital, o Centro Maria Imaculada atua desde 1992 no atendimento e acolhida de pacientes com hanseníase no Piauí, contando com uma equipe multidisciplinar capacitada para o atendimento humanizado dos pacientes com hanseníase, facilitando seu diagnóstico, o controle e prevenção de incapacidades ocasionadas pela doença.

O local é mantido através de uma parceria entre a Ação Social Arquidiocesana e a Fundação Municipal de Saúde, e atende cerca de 40 pessoas por dia para diversos tipos de procedimentos, indo desde o acompanhamento médico até a fisioterapia, além da confecção de próteses e a realização de pequenas cirurgias.

Com informações da assessoria
Via Portal 180

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES