18/03/2022

Empresário 'coleciona' 15 BOs por invasão a estabelecimento no Piauí

Polícia Militar do Piauí informou que desenvolve diariamente o policiamento ostensivo na região e prende infratores, mas destacou que ações devem ser intensificadas.

Assaltantes destroem parte do teto e invadem lojas no Centro de Teresina — Foto: Reprodução/TV Clube

Lojistas do Centro de Teresina relatam prejuízos e insegurança após uma série de arrombamentos e roubos na região. Um dos empresários já registrou 15 denúncias na polícia. Segundo eles, os criminosos têm destelhado estabelecimentos e feito buracos no teto para invadir. Para alguns empresários, a solução é fechar os empreendimentos.

Procurada, a Polícia Militar do Piauí informou que desenvolve diariamente o policiamento ostensivo no Centro de Teresina, prendendo infratores. Destacou também que as ações para reduzir os crimes serão intensificadas, com a utilização de viaturas, motos e patrulhamento a pé.

Em entrevista à TV Clube, o empresário José Wilson, proprietário de uma papelaria na capital, contou que já registrou 15 boletins de ocorrência por roubos ao estabelecimento. O último foi feito há menos de sete dias, quando assaltantes quebraram parte do teto e invadiram a loja.

“O cidadão tranca uma porta com cadeado, com tudo enquanto, bota uma chapa de aço escondendo os cadeados. Já é tranca por cima de tranca. [O assaltante] entra pelo teto e sai escalando as lojas, pulando em uma e outra, desce pra dentro. Pra você ter uma ideia, ele entrou dentro da minha loja pelo teto e vazou pelo mesmo buraco”, relatou.

A empresária Luciana Cardoso também foi vítima de invasões e decidiu adotar um novo sistema de segurança, com câmeras e alarmes. No entanto, ainda sente receio em deixar a loja vazia, sobretudo nos finais de semana.

“Eles aproveitam o fim de semana, que fica todo mundo reunido na praça. Aí quando a pessoa chega na segunda-feira, já pode tá esperando o arrombamento. Nem adianta pegar porque soltam do mesmo jeito, aí é só esperar o próximo”, comentou.

Na última segunda-feira (14), o proprietário de uma outra loja do centro da capital registrou e compartilhou imagens do estabelecimento após um roubo. No vídeo, é possível observar telhas e objetos jogados no chão (veja o vídeo). Na ocasião, foram roubados dois celulares e uma impressora. Por temer retaliações, o comerciante optou por não gravar entrevista.

Para invadir e roubar estabelecimentos comerciais em Teresina, criminosos destelham locais — Foto: Reprodução/TV Clube

No entanto, para alguns lojistas, a melhor alternativa para evitar mais assaltos foi fechar as portas dos estabelecimentos. Manter o negócio funcionando torna-se um desafio com a insegurança na região.

“Eu só tenho uma solução pra tá minha loja aberta, é a venda, é fechar e acabou. Não tenho mais condição de tá trabalhando [aqui], não só eu, muitos empresários estão fazendo isso. Tenho amigos que fecharam e disseram ‘Zé Wilson, eu não vou levar nada, vou ficar batendo cabeça com ladrões, com arrombadores? Vou me aquietar’”, completou o empresário José Wilson.

Fonte: Portal G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES