.

09/12/2021

PI: fogos de artifício assustam cavalos e animais são atropelados na BR-343


Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Pelo menos 14 cavalos fugiram das baias da Expoapi após a queima de fogos de artifícios durante uma apresentação musical na noite desta quarta-feira (09). A informação foi repassada pelo presidente da Associação Piauiense de Criadores de Zebu (APCZ), André Nogueira.

Ainda segundo os organizadores, dois animais foram atropelados na BR 343 e precisaram passar por cirurgia. Um deles não resistiu e acabou morrendo.

“Nossa preocupação foi em conter os cavalos e manter a integridade física dos mesmos. Nós tivemos uma atenção muito grande com aqueles animais. Terminamos o trabalho de recondução dos animais ao parque as 3h30 da manhã”, destacou André Nogueira.

Sobre a queima de fogos, o diretor da APCZ informou que todas as atrações são orientadas a não realizarem tal procedimento.

A banda do cantor Anderson Rodrigues, responsável pelos fogos, ainda não foi contactada pelos organizadores da Expoapi para os esclarecimentos.


Matéria original
Cavalos que estavam na Expoapi na noite desta quarta-feira (09) se assustaram com o barulho de fogos de artifício usados durante um show e fugiram em direção à BR-343, nas proximidades do Parque de Exposições. Alguns animais foram atropelados e carros acabaram danificados.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram os momentos de aflição vivenciado por quem passava no local.

Um dos cavalos atropelados ficou gravemente ferido e precisou passar por um procedimento cirúrgico ainda na rodovia. Veterinários que participavam do evento prestaram os primeiros atendimentos aos animais e ajudaram a controlar a situação.

A quantidade de animais que se envolveram na situação não foi confirmada. A organização da Expoapi se manifestou sobre o episódio por meio de nota, em que afirma que os fogos foram utilizados pela produção de um dos artistas que se apresentava no evento.

“Por tal motivo, é de se salientar que a queima de fogos não foi realizada pela organização do evento, que sempre cumpriu com o seu papel de forma íntegra e contumaz, tomando todos os cuidados e medidas necessárias para que a segurança seja priorizada em total observância a lei”, diz a nota, que é assinada pela Secretaria Estadual do Agronegócio, Associação Piauiense de Criadores de Zebu e Associação de Vaquejada do Piauí.

Ainda na nota, a organização da Expoapi afirma que se colocou à disposição para prestar todo o auxílio necessário após o acidente. “Ainda que o infortúnio não tenha sido causado pelos organizadores, todas as providências foram imediatamente adotadas para dar assistência as pessoas e animais envolvidos nessa fatalidade”, diz a nota.

A Polícia Rodoviária Federal ainda não se manifestou sobre a situação.

Lei proíbe fogos
O governador Wellington Dias (PT) sancionou no final do último mês de novembro a lei que proíbe o manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de estampidos e de artifícios, assim como qualquer outro artefato pirotécnico com barulho de alta intensidade.

A Lei foi publicada no Diário Oficial do Estado de 30 de novembro e a proibição estende-se a todo o estado, em recintos fechados, abertos, áreas públicas e locais privados.

Natanael Souza e Nataniel Lima
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Nossa matérias em seu E_mail

Digite seu endereço de e-mail:

Entregue por PHBemNota

Translate

Anuncio google

Racing