14/10/2021

Ventos fortes e sol constante são marcas registradas do litoral do Piauí


Os fortes ventos têm atingido o litoral do Piauí por conta do clima mais seco e por ser uma região de praia da faixa litorânea do nordeste. Com a elevação da temperatura e a maior incidência do sol ao mar acabam gerando uma combinação que fazem deste período muito ventilado. Estamos na região do da linha do equador e neste período do ano são registradas grande incidência de ventos.

“Isso depende muito quantidade de energia solar que atinge a superfície do litoral; mas também da forma como o mar, o oceano atlântico processa essa energia. Nesta época do ano, por exemplo, nós temos uma quantidade extraordinário de luz e calor sobre o oceano atlântico tropical, a linha do equador, isso faz com que ventos que sopram da África para a América do Sul se intensifiquem, os chamados alísios, além das brisas periódicas que mudam de sentido conforme o dia”, esclareceu climatologista Werton Costa.

Os meses que antecipam o período chuvoso são marcados por fortes ventos que se intensificam ainda mais. Os ventos bem mais fortes são reflexos de uma intensificação dos ventos alísios, que são mais úmidos, e sopram dos trópicos para o equador.

Fonte: Portal Costa Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES