10/06/2021

Projeto da Prefeitura de Parnaíba é referência no tratamento do “pé diabético”


A Prefeitura de Parnaíba, através do Centro de Especialidades em Saúde, inaugurado em fevereiro de 2019, pelo Prefeito Mão Santa, é referência na região meio norte do Brasil e norte do estado do Piauí no tratamento do “pé diabético”.

Parceria entre a Universidade Federal do Delta do Parnaíba e Prefeitura de Parnaíba, o projeto atende pacientes diabéticos, que seguindo recomendações internacionais, recebem anualmente avaliações de seus pés.

O intuito é monitorar o surgimento da neuropatia periférica diabética, uma das complicações mais severas da diabetes. A diabetes caracteriza-se pela incapacidade do corpo em não produzir insulina ou não conseguir empregar adequadamente a insulina que produz.


Atualmente, no Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes, o que representa 6,9% da população.

Segundo o fisioterapeuta Vinicius Cardoso, Professor da UFDPar e Coordenador do projeto em conjunto com a Prefeitura de Parnaíba, os pacientes são avaliados para monitorar alterações nos pés, destacando-se a observação de sensibilidade, movimentação ou até mesmo o aparecimento de feridas.


O agendamento para acompanhamento no projeto “pé diabético” pode ser realizado nas Unidades Básicas de Saúde do município de Parnaíba, ou através de assistentes sociais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, à frente a professora Adalgisa Carvalho de Moraes Souza.


Os atendimentos são realizados às quartas e sextas no período da manhã no CES – Centro de Especialidades em Saúde, já os agendamentos são realizados diariamente.

Supcom - PMP
Texto/fotos: Bruno Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES