01/04/2021

Piauí vai receber mais 129 mil doses de vacina e vacinar 1.302 indígenas contra a Covid

Segundo a secretaria estadual de saúde, serão vacinadas pessoas com mais de 18 anos das tribos Tabajara, Kariri, Camela, Gueguês e Guajajara.

Vacinação contra a Covid-19 — Foto: Divulgação

Inicia no dia 5 de abril a vacinação contra a Covid-19 de 1.302 indígenas que moram no estado do Piauí. A informação foi confirmada pelo secretário estadual de Saúde, Florentino Neto. Ele informou ainda, nesta quinta-feira (1º), que o estado receberá nesta sexta (2), 129 mil doses da vacina contra a Covid.

O início da vacinação foi aprovada após reunião realizada pela Comissão Intergestora Bipartitena quarta-feira (31). Serão contemplados 1.302 indígenas, que possuem mais de 18 anos.

Segundo a Sesapi, as pessoas são das tribos Tabajara, Kariri, Camela, Gueguês e Guajajara. Eles residem nos municípios de: Piripiri, Lagoa de São Francisco, Queimada Nova, Santa Filomena, Baixa Grande do Ribeiro, Bom Jesus, Currais, Uruçuí e Teresina.

“A população indígena sempre esteve contemplada no plano estadual de imunização. Essa inserção dos indígenas na próxima etapa de imunização é de grande relevância, pois sabemos que são um dos grupos de maior risco quando infectados pelo vírus e conseguimos aprovar o início da imunização”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

As secretarias municipais de saúde onde as tribos estão localizadas ficam responsáveis pela vacinação. A secretaria estadual de Saúde afirmou que a entrega dos imunizantes será nos próximos dias.

“Toda essa população indígena já está cadastrada e todos eles a partir da próxima semana serão contemplados com a vacinação contra a Covid-19”, explicou o superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios, Hérlon Guimarães.

129 mil doses de vacina
São 120 mil doses da CoronaVac e 9.250 da Oxford/AstraZeneca. A Sesapi informou que as doses vão ser destinadas para a primeira fase da vacinação do grupo de segurança e salvamento, cerca de 6%, e idosos de 65 à 69 anos, cerca de 1,26%.

Também estão inseridas as vacinas para imunização de 10% dos trabalhadores da saúde que receberam a primeira dose da vacina Oxford/AstraZeneca da parceria da Fiocruz com a Universidade de Oxford.

“Este lote vai permitir o início da vacinação dos grupos de segurança e salvamento, que foram aprovados em CIB, pela Sesapi, e daremos continuidade a imunização dos idosos de 65 a 69 anos”, disse o secretário Florentino Neto.


Também serão enviadas a segunda dose das vacinas da Coronavac para 7% dos trabalhadores da saúde, para 87% do grupo de 77 a 79 anos e 13% dos idosos de 70 à 74 anos. O Piauí também recebeu a segunda dose para 65% dos idosos de 70 à 74 anos.


“Estes foram os lotes que toda a remessa foi entregue aos municípios para a primeira dose, agora estamos recebendo uma porcentagem para a segunda dose de imunização, para repassarmos aos municípios, a entrega acontece ainda este final de semana”, explicou o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães.

Campanha de vacinação
Até o momento, o vacinômetro, ferramenta para acompanhar a evolução da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Piauí, aponta que 264.368 mil pessoas já receberam a primeira dose de vacina no estado e 51.503 a segunda dose.

Entre os grupos prioritários que foram mais vacinados estão os trabalhadores da área de saúde com aplicação de 68.841 doses, além de 56.451 doses para idosos com 80 a 89 anos, e 54.670 mil para idosos entre 70 e 74 anos.

Os dados são atualizados a cada 15 minutos a partir da inserção de registros no sistema de informação da campanha pelos estabelecimentos de saúde.

Casos de Covid
Em 24 horas foram registrados no Piauí 1.626 casos confirmados e 38 óbitos pela Covid-19, segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, na noite de quarta-feira (31).

O total de casos confirmados no estado já são 206.631 mil, distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 4.141 e foram registrados em 218 municípios. Do total, 2.387 homens e 1.755 mulheres não resistiram a Covid-19.

Fonte: Portal G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES