15/03/2021

No Piauí, mês de março pode ter volume de chuvas abaixo da média; confira previsão

O volume de chuva volta a subir somente nesta segunda quinzena, em especial nos municípios que fazem fronteira com o estado do Maranhão.

Foto: Werton Costa

Conhecido como um mês tipicamente chuvoso, os primeiros 15 dias do mês de março surpreenderam os piauienses com chuvas abaixo da média e altas temperaturas. Contudo, segundo o climatologista Werton Costa, esse cenário pode mudar nesta segunda quinzena com maiores volumes de chuva em alguns municípios do Piauí, em especial na faixa limítrofe com o estado do Maranhão. Apesar desse reforço, a previsão é de que o mês termine com volume abaixo da média esperada.

O climatologista explica que as condições climatológicas que influenciaram nesse cenário são provocadas pelo esfriamento das águas do oceano Atlântico. “O que estamos observando é que essa condição irregular, dominante em dezembro e janeiro, deu uma leve trégua na segunda quinzena de fevereiro e voltou a se impor em março, que é justamente o fato de não termos águas que proporcionem a evaporação. As águas do Atlântico não ganharam calor significativo”, esclarece.

Mesmo sendo março considerado o pico da estação chuvosa, com grandes volumes de chuva sendo registrados historicamente, este ano o mês pode ser um ponto fora da curva. “É o mês que tem o maior percentual de chuva em grande parte das cidades do Piauí, mas com essa condição de bloqueio, a chuva que deveria cair em boa parte do Nordeste acaba sendo desviada para a faixa amazônica, pega uma parte do Maranhão e segue para o interior da floresta”, afirma o climatologista.

Nesse cenário, o volume de chuva volta a subir somente nesta segunda quinzena, em especial nos municípios que fazem fronteira com o estado do Maranhão. Nas outras regiões do estado, a previsão é de chuvas pontuais. “A grande maioria dos modelos ainda vem colocando uma condição de chuva entre Floriano e Uruçuí. Vai ter chuva, mas vai ter também uma irregularidade na distribuição dessa chuva”, completa o professor Werton Costa.

Teresina deve ter semana chuvosa
Segundo dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), o calor começa a dar uma trégua a partir dessa semana em Teresina. A previsão é de que a capital tenha uma semana chuvosa, com probabilidade de 80% de chuva de hoje (15) até a próxima sexta-feira (19).

De acordo com o Centro, durante a semana, o tempo em Teresina deve ter variação de nuvens e pancadas de chuva localizadas que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a qualquer hora do dia. Para esta segunda-feira, a previsão é de temperatura máxima de 30º C e mínima de 23º C.

Fonte: Portal Odia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES