18/01/2021

Primeiras doses de vacina contra Covid-19 chegam ao Piauí

Avião que transportava os imunizantes pousou em Teresina por volta das 14h30 desta segunda-feira (18). Governo do estado anunciou início da vacinação dos primeiros piauienses às 17h.

Avião que transportava doses pousou no aeroporto de Teresina na tarde desta segunda-feira (18) — Foto: Suzana Aires/G1

As primeiras doses da CoronaVac, vacina do Instituto Butantan feita em parceria com o laboratório chinês Sinovac, contra a Covid-19 chegaram ao Piauí na tarde desta segunda-feira (18). O avião que transportava os imunizantes pousou no Aeroporto Senador Petrônio Portella, na Zona Norte de Teresina, por volta das 14h30.

A previsão inicial do governo do estado era de que o voo com as doses chegassem ao Piauí às 11h, mas o voo da Força Aérea Brasileira que fez o transporte teve uma parada em Goiânia (GO) antes, o que mudou a previsão de chegada para 15h, segundo a Infraero. Contudo, o voo chegou ao estado meia hora antes do previsto.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) anunciou que a imunização dos primeiros piauienses ocorrerá às 17 horas desta segunda, no pátio do órgão. Durante a cerimônia serão imunizados cinco profissionais de saúde que exercem trabalham unidades hospitalares que compõem a rede estadual.

Os profissionais atuam no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella; Hospital Getúlio Vargas; Hospital da Polícia Militar; Hospital Infantil Lucídio Portella e Maternidade Dona Evangelina Rosa.

Serão imunizados:
A técnica em enfermagem Marta Regina de Sousa Madeira, de 42 anos, funcionária do Hospital Getúlio Vargas. A profissional será a primeira a receber a vacina;
O médico obstetra Joaquim Vaz parente, de 75 anos, que atua há 45 anos na da Maternidade Dona Evangelina Rosa, já realizou em torno de 20 mil partos em toda sua vida profissional, e fez o terceiro parto da história da MDER;
A enfermeira Sheyla Barbosa dos Santos de 33 anos, que atua na UTI Covid-19 do Hospital Natan Portella, e foi responsável por receber o primeiro paciente com o vírus na unidade de saúde;
A técnica em enfermagem Modestina Bezerra da Silva, de 60 anos, da UTI Covid-19, do Hospital Infantil Lucídio Portella. Ela atua há 35 anos na unidade saúde;
A enfermeira Ana Maria Brito dos Santos, de 52 anos, da ala Covid-19 do Hospital da Polícia Militar. Ela atua há 26 anos na profissão.

O Piauí está recebendo do Ministério da Saúde 61.160 doses da vacina CoronaVac. Serão 28.651 mil doses para profissionais da saúde, 10 para pessoas com deficiência institucionalizadas, 460 doses para pessoas com mais de 60 anos institucionalizadas e 21 para indígenas vivendo em terras demarcadas.

Segundo a Sesapi, o quantitativo engloba tanto a primeira e a segunda dose da vacina para os grupos previstos na primeira fase de vacinação do estado do Piauí.

'Linha de frente' terá prioridade
Frasco com dose de vacina contra a Covid é exibido na Bélgica — Foto: AP Photo/Francisco Seco, Pool

Os primeiros a serem vacinados nesta primeira fase serão os grupos prioritários: profissionais de saúde, pessoas idosas em abrigo e pessoas com deficiência que moram em abrigos.

A Secretaria de Estado da Saúde informou que as cerca de 60 mil doses não serão suficientes para vacinar todos os profissionais de saúde e, então, serão priorizados profissionais que estão na linha de frente de combate à Covid.

No total, apenas 34% dos profissionais de saúde devem ser vacinados com essas 60 mil doses e, com essa quantidade, os profissionais definidos como prioritários receberão as duas doses. Assim, cerca de 30 mil pessoas devem ser imunizadas.

Conforme mais doses forem enviadas ao estado, mais pessoas serão imunizadas. Ao todo, a primeira fase de imunização deve levar 45 dias, segundo previsão da Sesapi, já que somente após 15 dias da segunda dose o organismo desenvolve imunidade ao coronavírus.

Plano de vacinação será lançado às 17h
Vacina contra Covid — Foto: Reuters

O G1 apurou que o prefeito de Teresina Dr. Pessoa (MDB) e o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, Gilberto Albuquerque, se reuniram nesta segunda para organizar o início da vacinação na capital.

Está previsto para às 17h o lançamento do plano de vacinação contra a Covid-19 no estado. O lançamento deve ocorrer na Sesapi, com presença do governador e do presidente da FMS. Haverá coletiva de imprensa.

Vacinação no interior
O governo do estado iniciou no último dia 15 a distribuição de insumos para a vacinação em municípios do interior do estado.

De acordo com o Conselho Estadual de Secretarias de Saúde do Piauí, logo que as vacinas chegaram ao Piauí, elas começarão a ser distribuídas pelas cidades ainda nesta segunda-feira (18). As vacinas serão transportadas em aviões para as seguintes cidades:

Bom Jesus
São Raimundo Nonato
Uruçuí
Floriano
Picos
Parnaíba

A capital e as regionais mais próximas de Teresina deverão receber também nesta segunda-feira (18). Mas o transporte das doses destinadas a cada uma será por via terrestre em caminhões-baú refrigerados. As cidades são:

Teresina
Valença
Campo Maior
Piripiri
Parnaíba

Por fim, as cidades onde ficam os núcleos receberão nesta terça-feira (19) as vacinas e são:

Barras
Amarante
Paulistana
Fronteiras
Corrente

Veja íntegra da nota sobre a primeira pessoa a ser vacinada no Piauí:
A técnica em enfermagem, Rosalina Costa Brandão, 52 anos, será a primeira profissional de saúde a receber a vacina no Piauí. Ela trabalha há 13 anos no Hospital Getúlio Vargas (HGV) e está há 10 meses na linha de frente, quando o hospital recebeu os primeiros pacientes com a Covid-19. Rosalina Brandão nunca teve a Covid-19 e não possui comorbidades.

A abertura oficial da Campanha será feita pelo governador Wellington Dias, o prefeito de Teresina, dr Pessoa Leal; o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque; o diretor-geral do HGV, Osvaldo Mendes, nesta segunda-feira (18), às 17 horas, no auditório do HGV.

O diretor-geral, Osvaldo Mendes, disse está satisfeito pelo HGV ter sido escolhido para abrir oficialmente a Campanha de Vacinação no Piauí e os profissionais do hospital serem os primeiros a receberem as primeiras doses da vacina.

Fonte: Portal G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES