15/01/2021

Nove pacientes de Manaus chegam a Teresina; dois vão direto para UTI

Lucas Oliveira

Os pacientes clínicos com Covid-19 vindos de Manaus desembarcaram agora há pouco no aeroporto de Teresina. O prefeito Dr. Pessoa (MDB), o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque e o superintendente do Hospital Universitário, médico Paulo Márcio Sousa Nunes fazem a recepção aos pacientes e familiares.

Eles vieram em avião da FAB (Força Aérea Brasileira) e houve atrasos devido a escassez de oxigênio em Manaus.

A Prefeitura montou logística de recepção com 28 profissionais, 11 ambulâncias e vans para o translado do aeroporto para o HU. 

Lucas Oliveira

O médico Paulo Márcio informou que dos nove pacientes, dois deles estão em estado grave e vão precisar ir para UTI. Os sete restantes estão com quadro clínico estável. 

“Dois pacientes não chegaram bem, estão com instabilidade respiratória, precisando de cuidados especiais e eles foram encaminhados para UTI. Não estão entubados, mas exigindo suporte respiratórios intensivos para puderem ficarem bons. Os sete pacientes estão em condições moderadas, nenhum paciente veio completamente estável, todos têm fatores de risco, pneumonia, e encaminhamos para uma semi-UTI”, disse o médico Paulo Márcio. 

A ambulância com os dois pacientes já chegou ao HU. Em seguida, o Samu inicia o deslocamento dos outros pacientes. 

Gilberto Albuquerque disse que a prefeitura conseguiu uma estrutura maior para recebe-los e terá assistência desde o desembarque até a chegada ao HU.

Segundo Gilberto, a previsão do Ministério da Saúde era enviar 15 pessoas com Covid-19, mas houve falta de oxigênio.

Dr. Pessoa garantiu que a chegada dos pacientes não afetará a demanda de leitos em Teresina. 

“Estamos preparados tecnicamente, mas humanamente falando. É a caraterística do povo do Piauí, de Teresina. Estamos preparados com folga para o recebimento de pessoas de Manaus ou de outros estados da federação. Nós iremos devolver ao povo de Manaus, ao povo do Amazonas, co-irmãos saudável e se houve necessidade ainda temos folga para receber outros que poderão vir não só de Manaus, mas de outros estados”. 

Flash Yala Sena e Natanael Sousa
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES