16/01/2021

Médica do Samu em Teresina chora ao receber pacientes com Covid-19 vindos de Manaus: 'Missão cumprida'

Nove pacientes com Covid foram transferidos nesta sexta-feira (15). Capital do Amazonas vive colapso com alta de casos e mortes e falta de oxigênio para internados.

Pacientes de Manaus chegam a Teresina — Foto: Reprodução/TV Clube

O abraço emocionado entre duas profissionais de saúde na pista de pouso do aeroporto de Teresina expressou o alívio de um trabalho concluído. Médica e enfermeira comemoravam o sucesso do transporte dos nove pacientes com Covid-19 de Manaus, no Amazonas, que chegaram em Teresina, no Piauí, na manhã desta sexta-feira (15).

“Missão cumprida, tudo feito sob um comando da nossa diretora do Samu, sem nenhuma intercorrência, pacientes estáveis, sendo bem recebidos pelo povo de Teresina”, agradeceu a médica Ana Tecla, que coordenou o trabalho.

Enfermeiras do Samu se emocionam e agradecem apoio em transferência de pacientes

Segundo a médica, o trabalho começou ainda na manhã de quinta-feira (14), quando saíram as primeiras notícias sobre a transferência dos pacientes. A viagem foi adiada várias vezes durante o dia, por problemas na logística, e a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) permaneceu a postos até a chegada aeronave, ao meio-dia de sexta-feira (15).

“Foi bastante complicado. A gente não tinha certeza de horário, de como os pacientes estavam, quantos seriam, e isso causa ansiedade nas equipes. Mas todos fizeram um trabalho perfeito, sem nenhum erro, nenhum atraso”, disse Ana Tecla.

Foram mobilizados 28 profissionais, entre médicos, enfermeiros e motoristas, e 11 ambulâncias para fazer transporte dos pacientes. Eles foram levados para o Hospital Universitário, na Zona Leste de Teresina.

A previsão inicial era de que a cidade recebesse 30 pessoas com Covid-19, mas, segundo Gilberto Albuquerque, presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, a dificuldade para conseguir oxigênio para o traslado de pacientes impediu, no momento, a transferência prevista anteriormente.

Atrasos no embarque
Segundo a FAB, o planejamento é de que voos saiam de Manaus (AM) com destino a São Luís (MA), Teresina (PI), Natal (RN), João Pessoa (PB), Brasília (DF) e Goiânia (GO) — Foto: Divulgação/FAB

O voo que levou os pacientes de Manaus para o Piauí mudou o horário de chegada quatro vezes. A primeira previsão era de que a aeronave pousaria em Teresina às 13h da quinta-feira (14). Depois, foi modificada para 18h, depois, alterada novamente, desta vez para 1h da manhã de sexta (15). O voo chegou a Teresina ao meio-dia (15) desta sexta, segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS).

A fundação informou que as mudanças aconteceram devido à necessidade de abastecimento da aeronave que fará o transporte.

Manaus com número recorde de casos
Manaus envia pacientes com Covid-19 para o Piauí — Foto: FAB/Reprodução

De acordo com o presidente da FMS, o médico Gilberto Albuquerque, o pedido para a transferências dos pacientes de Manaus para o Piauí foi feito diretamente pelo Ministério da Saúde. Na quarta-feira (13), o ministro Eduardo Pazuello disse que a prioridade na vacinação contra a Covid-19 é a cidade de Manaus, devido ao aumento rápido no número de casos nos últimos dias.

"Vamos vacinar em janeiro. E Manaus será também a primeira a ser vacinada, eu fui claro? Ninguém receberá a vacina antes de Manaus. A vacina será distribuída simultaneamente em todos os estados, na sua proporção de população. E Manaus terá a sua prioridade também", disse Pazuello.

Segundo o Governo do Amazonas, o número de internações por Covid em Manaus chegou a 2.221, de 1º a 12 de janeiro. Em abril do ano passado, foram internados 2.128 pacientes com Covid. As hospitalizações de janeiro também já haviam superado o mês de maio, que passou a ser o terceiro mês com mais internados (1.926).

Fonte: Portal G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES