07/10/2020

Praia do Arrombado, no litoral do Piauí: opções de banho de mar e de água doce

Curiosidades sobre a praia do Arrombado em Luiz Correia. Praia de paisagem única, digna de cartão postal. O visitante pode banhar com água salgada e com água doce no mesmo passeio.


Localizada no município de Luiz Correia, no litoral piauiense, a Praia do Arrombado é um destino certeiro para quem procura tranquilidade no litoral do estado do Piauí. Por seu difícil acesso, de estrada não pavimentada, a praia é pouquíssimo visitada, ideal para quem busca relaxar.

A Praia do Arrombado, assim denominado pelos nativos, por conta do córrego do Mangue Seco que arrebenta as dunas da praia para jogar suas águas no mar.

Córrego Mangue Seco de águas claras que parecem filtradas

O Córrego do Mangue Seco - Desconhecido de muitos, até mesmo por quem já visitou a praia do Arrombado. O córrego fica por trás das dunas da praia do Arrombado ou Mangue Seco. Abastecido pelas águas pluviais e margeadas por pequena vegetação de mangue, só tem água durante parte do ano, ou seja, logo que começa o inverno e até os meses de agosto e setembro, dependendo do inverno. Suas águas correm para o mar formando um arrombado, como os nativos costumam chamar, daí o nome Praia do Arrombado.

Vale a pena conhecer: O melhor local de parada para conhecer o córrego Mangue Seco é ao chegar na Praia do Arrombado ir até a última barraca e estacionar, procurar pelo barraqueiro onde fica, pois tem um pequeno morro e arbustos que dificulta a visualização de imediato e fazer uma caminhada de 50 metros para se deparar com a beleza do riacho de águas cristalinas que parece filtrada.

Riacho Mangue Seco deságua no mar arrombando as dunas da praia.

A praia do Arrombado (ou Mangue Seco) é uma das principais praias de desova das tartarugas oliva do litoral piauiense e fica situada na região da APA Delta do Parnaíba, Litoral Norte do Brasil. A tartarugas oliva é a menor das espécies de tartarugas marinhas inserida na categoria em perigo de extinção.

Riacho Mangue Seco na praia do Arrombado em Luiz Correia

Como chegar: Chegando a Luiz Correia (PI) seguir pela PI 116 e logo depois da rotatória da entrada da Praia do Coqueiro e da entrada do Complexo Barramares (cerca de 12km de Luiz Correia) pegar a esquerda uma estrada carroçável, bem conservada, e após 2 km se encontra a Praia do Arrombado. Dá pra ir de carro de passeio com tranquilidade. A praia é de um visual único, digno de cartão postal.

Por José Wilson | Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES