06/09/2020

Bióloga confirma presença de tubarões próximo à área de praia no Piauí



A bióloga e doutora em Sistema Costeiros e Oceânicos, Geórgia Aragão, confirmou, neste domingo (6) , a presença de tubarões em uma área próxima à Praia do Coqueiro, no litoral do Piauí. 


Em vídeo divulgado nas redes sociais, Geórgia afirma que há um "grupo de tubarões" de espécie ainda não definida e a indicação é que os banhistas evitem entrar no mar. Desde a última quinta-feira (3) imagens, onde os supostos tubarões aparecem no mar do Coqueiro, viralizaram na internet. 

Segundo Geórgia, os animais são jovens, mas possuem porte médio. 

"Hoje, 6 de setembro, a gente está confirmando a presença de tubarões na Praia do Coqueiro. [...] Tem um grupo de tubarões, sim, muito próximo a área de praia. Está ali na área de arrebentação. A indicação, orientação é que não se deve entrar na água. A gente sabe qual é a espécie, de qualquer forma, por questão de segurança, na se deve entrar na água em nenhum área do litoral do Piauí porque estão sendo avistados lá no Coqueiro, mas esses tubarões não ficam fixo", alerta a doutora. 


Através de nota, a Secretaria de Estado de Turismo informou que foi comunicada sobre o aparecimento dos tubarões e que já entrou em contato com as equipes da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), Corpo de Bombeiros e CIPTUR, para orientação dos Turistas e pede que se evite entrar na água.

A Secretaria de Turismo de Luís Correia também se manifestou sobre a provável presença dos tubarões em área próxima à Praia do Coqueiro e disse que a situação está sendo averiguada através de contato direto com especialistas na área ambiental e marítima.

Por precaução, a Secretaria de Turismo de Luís Correia recomenda que os turistas e moradores da região evitem o banho próximo das áreas de risco, uma vez que, ainda não se conhece a origem, tamanho e espécie dos supostos tubarões.

Apesar da confirmação da doutora Geórgia, o Corpo de Bombeiros ainda não registrou o aparecimento dos animais na faixa perto da praia do Coqueiro, mas também pede que as pessoas tenham cuidado ao entrar no mar. 

"O Corpo de Bombeiros não avistou tubarões, mas pessoas teriam avistando possíveis peixes parecidos com tubarões na manhã de hoje", disse o comandante do Corpo de Bombeiros em Parnaiba, major Rivelino Moura. 

O comandante informou que todo litoral piauiense, principalmente na faixa entre a Praia de Atalaia e do Coqueiro, está lotando neste feriadão. Equipes de guarda-vidas, que geralmente são reforçadas em período de alta temporada, tiveram de ser aumentadas. Até a tarde deste domingo nenhum salvamento precisou ser feito pelas guarnições que estão nas praias. 

NOTA SETUR - 06/09/2020

A Secretaria de Estado do Turismo informa que, na manhã deste domingo (6), foi comunicada de que havia sido confirmada a presença de tubarões no litoral piauiense, precisamente na praia do Coqueiro.

A Setur informa ainda que entrou em contato com a bióloga e especialista em tubarões, Geórgia Aragão, que, em análise realizada com as imagens que circularam na primeira semana de agosto, observou um padrão de barbatana que seria de golfinho. No entanto, nesta manhã, foi avistado um grupo de cinco tubarões juvenis na mesma praia, podendo ser o mesmo grupo das imagens do dia 01 de agosto.

Segundo a especialista, através de nota, ainda não é possível identificar a espécie e que, possivelmente, os animais estão ali se alimentando de cardumes que ficam na zona de arrebentação e que os animais podem não ficar fixos em apenas uma única praia.

A Setur informa ainda que já entrou em contato com as equipes da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), Corpo de Bombeiros e CIPTUR, para orientação dos Turistas e pede que os mesmos evitem entrar na água.

Veja nota da Secretaria de Turismo de Luís Correia

A SECRETARIA DE TURISMO DO MUNICÍPIO DE LUÍS CORREIA (PI), vem, por meio desta, tendo em vista a veiculação de imagens e vídeos que suspeitam da presença de tubarões nas praias da cidade de Luis Correia (PI), INFORMAR que está averiguando a situação através de contato direto com Especialistas na área ambiental e marítima.

Nesse sentido, baseado no PRINCÍPIO DA PRECAUÇÃO, RECOMENDA-SE que os turistas e moradores da região evitem o banho próximo das áreas de risco, vez que, não se conhece a origem, tamanho e espécie dos animais ali encontrados.

Por fim, afirmamos que, já foram notificados o Corpo de Bombeiro, IBAMA, Secretaria de Turismo Estadual e de Meio Ambiente, entre outros órgãos, acerca do caso e estamos aguardando novas confirmações!

Luís Correia, 06 de setembro de 2020

Secretaria de Turismo de Luis Correia (PI) Prefeitura Municipal de Luis Correia (PI)

Izabella Pimentel
izabella@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES