07/08/2020

Após reforma do Porto das Barcas, Valdeci Cavalcante entrega novo escritório da Fecomércio no local


O empresário e advogado Valdeci Cavalcante, Presidente da Federação do Comércio do Estado do Piauí (Fecomércio), informou com exclusividade para o Portal PHB em Nota, na noite desta quinta-feira (6), que passará a funcionar no Porto das Barcas um novo escritório da Fecomércio, dando mais importância e visibilidade para o local.


Segundo Valdeci, o Porto das Barcas foi um grande marco do desenvolvimento comercial de Parnaíba e não merecia enfrentar o abandono pelo qual estava passando há anos, servindo de esconderijo para usuários de drogas.

“Quando assumimos a Fecomércio em Parnaíba, ela não tinha sede, mobiliário, nada. Isso depois de 50 anos de existência. De imediato, assumimos esse velho prédio colonial, onde funcionou a Alfândega Imperial, que se encontrava totalmente abandonado, servindo de latrina para os moradores de rua. Fizemos a primeira reforma e passamos a funcionar no local. Agora, com o Governo do Estado e o secretário de cultura Fabio Novo, fizemos a segunda reforma”, disse Valdeci Cavalcante ao Portal PHB em Nota.

Em uma entrevista concedida à TV Antena 10 em 2017, Valdeci Cavalcante afirmou que o então governador Wilson Martins doou, em regime de comodato, todo o Complexo Porto das Barcas para a Associação Comercial de Parnaíba. À época, Valdeci disse que entrou na justiça com uma ação popular contra o contrato da Associação Comercial com o Governo do Estado a fim de iniciar a reforma do espaço. 

Agora, com a segunda etapa da reforma concluída, o Porto das Barcas, importante ponto turístico da cidade de Parnaíba, passou por reforma, limpeza, pintura e recebeu novo mobiliário, voltando a ter vida e a servir à comunidade parnaibana. “É mais um presente à nossa gloriosa Parnaíba, no seu mês de aniversário”, concluiu Valdeci à nossa equipe.


Vale ressaltar que a Fecomércio inaugurou uma reforma no local em 21 de outubro de 2000, passando a funcionar como sede da instituição, sendo batizado de Casa do Comércio Governador Moraes Souza.

SAIBA UM POUCO MAIS: 


PRÉDIO DA SEDE DA FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DO ESTADO DO PIAUÍ. 

Inaugurado em 21 de outubro de 2000 
Presidente Valdeci Cavalcante 

No Prédio Funcionou a Alfândega da Parnaíba, que foi criada com os oficiais necessários, pelo Decreto de 22 de agosto de 1817, de D. João VI, tendo como norma o alvará de 22 de novembro de 1773 e as disposições contidas na Carta Régia de 17 de janeiro de 1779, sendo o seu juiz o juiz-de-fora da vila. 

Como este diploma legal não teve execução, foi estabelecido novamente junto com uma inspeção do algodão através do Decreto de 31 de outubro de 1822. 

Face a mensagem às cortes portuguesas, em 03 de maio de 1834, efetivou-se sua instalação em 06 de setembro do mesmo ano, tendo sido seu primeiro inspetor o Sr. João Antonio Beckman, que dirigiu no período de 1834 à 1860. Este Monumento, agora totalmente recuperado passar a funcionar como sede da FECOMÉRCIO/PI, na Parnaíba, e a denominar-se Casa do Comércio Governador “Moraes Souza”, numa justa homenagem ao Dr. Francisco de Assis Moraes Souza, Governador do Estado do Piauí, que muito colaborou com esta entidade.

Confira mais fotos:


Da redação do Portal PHB em Nota

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES