22/07/2020

História do Abrigo São Jose que completará 89 anos de fundação

O Abrigo São José, em Parnaíba (PI) é uma instituição de longa permanência para idosos com 89 anos de existência.


O Abrigo São José de Parnaíba, foi fundado em 19.10.1931, por senhoras da alta sociedade, representadas pela Sociedade Feminina de Assistência aos Pobres de Parnaíba, e teve como primeira presidente, a Sra. Aradi Pires Rebelo e que tinha como finalidade socorrer, exclusivamente, os mendigos absolutamente incapazes para o trabalho, com gêneros alimentícios, roupas, remédios e assistência medica. Com o passar do tempo esta associação foi se desfazendo em função das dificuldades de manutenção do mesmo.


O Estatuto da Sociedade Feminina de Assistência aos Pobres de Parnaíba, registrada em 25.11.1955, por Da. Delzira Sampaio Neves, diz em seu Art. 21 - Atendendo aos relevantes serviços prestados aos pobres pelo Dr. Mirocles de Campos Veras, que como fundador e médico desta Sociedade, ficou-lhe concedido o título de Presidente de Honra Perpétua.


A Sociedade Feminina de Assistência aos Pobres de Parnaíba, em 07.01.1961 conseguiu, através da Escritura Pública de doação, o prédio do Abrigo São José, conforme consta em notas do Cartório do 3º Ofício, desta cidade.


Em 1974, no então governo do parnaibano Alberto Tavares Silva, o Serviço Social do Estado – SERSE, órgão estadual, presidido pela primeira-dama do estado, D. Florisa Silva, assumiu na prática a responsabilidade do abrigo. Contudo, a finalidade do atendimento passou a ter outro foco, o atendimento à pessoa idosa, tendo em vista, a grande quantidade deles abandonados pelas famílias. Sendo que juridicamente, o abrigo passa a ser uma unidade do Serse apenas em 07/01/1983 conforme Certidão de Registro no Cartório Almendra.

Com a reforma Administrativa do Estado em junho de 2003, o SERSE foi extinto, passando a chamar-se de Secretaria Estadual da Assistência Social e Cidadania – SASC, tendo sido acrescentado outras atribuições.

Atualmente a instituição, mantida pelo Estado em todas as suas necessidades, também está aberta a receber doações de diversas pessoas, órgãos e entidades. A Casa de Acolhimento (Abrigo São José) buscou parcerias com o poder público municipal, universidades estaduais, federais e particulares e outros órgãos e empresas particulares, visando melhorar a qualidade de vida dos idosos, clientela que vem necessitando cada vez mais de atenção pela quantidade dos mesmos que a procuram.


As universidades e faculdades, além de instituições de ensino médio e técnico, descobriram nessa Casa de Acolhimento, um local por excelência para desenvolverem estágios e práticas dos mais diversos cursos, acompanhadas e orientadas por preceptores e professores, infundindo assim os ensinamentos que seus alunos tiveram em suas mais diversas disciplinas formadoras. Percebeu-se com isso, um interesse maior da população, - ora levado pelos estudantes aos seus familiares, - pela importância do cuidar da pessoa idosa e de como proceder com os seus em casa, visto que nos achamos diante de um crescimento da população idosa.

Os idosos residentes têm diversas atividades de lazer desenvolvidas tanto no próprio local como fora dele, como forma de ativar suas mentes e seus movimentos físicos para prevenir atrofiamentos. São passeios à praia com banho de mar acompanhados com cuidadores e fisioterapeutas (parceiros) das universidades, além de visitas a lugares pitorescos para contemplação e diversão dos mesmos. Eles gostam das atividades externas e sempre estão dispostos às mesmas.

O Abrigo São José fica na Avenida Padre Raimundo José Vieira no bairro São Benedito, em Parnaíba (PI) e atualmente é coordenado pela Advogada Paula Lages que vem desenvolvendo um bom trabalho junto aquele casa de acolhimento de idosos. A equipe conta ainda com o Assistente Administrativo, Jean Jaques Sampaio, enfermeiro, duas técnicas de enfermagem, uma psicóloga e pessoal de apoio que trabalham com muito empenho e dedicação.

Assista vídeo completo do Abrigo São José:


Da redação do Jornal da Parnaíba
Imagens: PHB Drones

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES