04/04/2020

Transporte intermunicipal é suspenso durante a Semana Santa no Piauí para evitar contágio do coronavírus

Conforme a portaria assinada nesta quinta-feira (2), a suspensão será entre os dias 6 e 12 de abril.

Terminal Rodoviário Lucídio Portela — Foto: Patrícia Andrade/G1

O governador Wellington Dias (PT) assinou uma portaria nesta quinta-feira (2) que determina a suspensão de serviços de transporte intermunicipal entre os dias 6 e 12 de abril deste ano, para evitar a disseminação do novo coronavírus no estado.

O objetivo é coibir o crescimento do número de pessoas nos municípios durante a Semana Santa, o que vai contra o isolamento social. Até o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesapi)na quinta-feira (2), o Piauí possuía 19 casos confirmados da Covid-19. Porém, nesta sexta-feira (3), um exame comprovou que um professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) também testou positivo para o novo coronavírus.

Desse modo, serão suspensos os serviços de transporte intermunicipal de passageiros classificados nas seguintes categorias: convencional, alternativo, semiurbano e fretado. A suspensão persiste das 24h do dia 6 de abril, até às 24h do dia 12.

Caso a medida não seja respeitada, a pessoa poderá ter seu veículo retido, sem prejuízo da aplicação de multa ou outra sanção cabível. O veículo ficará retido em um local escolhido pelo agente responsável pela atuação durante todo o período de suspensão.

Isolamento social e decretos de calamidade

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Prevenção, contágio e sintomas

Lavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio — Foto: Getty Images via BBC

Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

É importante também ficar atendo quanto às formas de transmissão do vírus e os sintomas. O infográfico abaixo ilustra algumas das formas de se prevenir:

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Fonte: G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Nossa matérias em seu E_mail

Digite seu endereço de e-mail:

Entregue por PHBemNota

Racing