06/04/2020

Prefeitura de Parnaíba reforça limpeza pública para evitar proliferação de doenças


Por meio dos serviços de limpeza urbana a Prefeitura de Parnaíba garante a melhoria da saúde pública na cidade, o embelezamento urbano, a proteção ao meio ambiente e o bem-estar a seus moradores. E para contribuir com a redução de casos de doenças, a Secretária Municipal de Serviços Urbanos e de Infraestrutura, Maria das Graças Moraes Souza, intensificou as ações do órgão na cidade. No período chuvoso ocorre uma maior demanda no trabalho das equipes de limpeza, e os serviços de capina, roçagem e retirada de entulhos aumentam consideravelmente.

Os trabalhos são realizados por dezenas de trabalhadores em equipes de capina, varrição, pintura e recolhimento de entulhos, em vários pontos da cidade, com o suporte de máquinas pesadas, caçambas, tratores e caminhão guindaste. Também há 32 contêineres colocados em pontos de difícil acesso, para a população colocar seu lixo. Na primeira semana de abril, as ações se concentram nos bairros Santa Luzia, Tabuleiro, Nova Parnaíba, Frei Higino e outras áreas da cidade.


O serviço de limpeza urbana ajuda a eliminar possíveis focos transmissores de doenças e evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. “Estamos com as equipes fazendo varrição, capina, roçagem, poda de árvores, pintura de meio fio e coleta de entulhos. Eles estão atuando em vários pontos da cidade, já que o período requer um esforço muito maior que o habitual. A população também deve fazer sua parte nesse processo, não permitindo a formação de bolsões de lixo nos bairros, pois o mato cresce rápido e os proprietários de terrenos vazios devem fazer a manutenção de sua área”, disse a Secretária Maria das Graças Moraes Souza.


A secretária destaca, ainda, que a limpeza urbana abrange diversas áreas e traz benefícios à população. A gestora também lembra que a limpeza urbana é de responsabilidade dos órgãos públicos, mas a colaboração da população em colocar o lixo em local adequado para a coleta é um ato de cidadania.

“Quanto mais a cidade é limpa e organizada, menos são os gastos com saúde pública. Parnaíba já esteve com muito lixo nas ruas, e com praças e logradouros abandonados. Tudo isso facilitava a proliferação de doenças. 


Nossos esforços constantes são para que o parnaibano se sinta cada vez melhor em sua cidade, transitando em locais bem cuidados e apropriados para levar família e filhos. Antes, por conta da escuridão e da falta de zelo dessas áreas, as pessoas se sentiam amedrontadas e evitavam até sair de casa. Devolvemos os espaços públicos a seus donos, o povo”, ressaltou.

Fonte: Blog do B. Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES