02/04/2020

Com comércio fechado, ação solidária no PI dá comida a caminhoneiros durante a pandemia

A ação acontece na cidade de Valença do Piauí, caminhoneiros relatam dificuldade de se alimentar durante a quarentena.

Amigos realizam ação solidária para caminhoneiros — Foto: Imagem/Reprodução

Um grupo de amigos juntou forças para ajudar caminhoneiros nesse período de quarentena, a ação acontece oferecendo café da manhã e almoço para os trabalhadores na região da cidade de Valença, a 224 km de Teresina. O Sindicato dos Transportadores de Cargas e Logística do Piauí (Sindiscapi) relatam que os caminhoneiros estão encontrando dificuldades nas estradas, devido ao isolamento social pelo coronavírus.

De acordo com o empresário Denilson Tenório, a iniciativa partiu de uma senhora que possui uma pequena lanchonete na estrada. Para ajudar o movimento a ganhar força, vários amigos se reuniram para conseguir mais doações.

“Essa ação solidária começou na segunda-feira, a gente resolveu ajudar a dona Filó que teve essa iniciativa. Tem sido muito bom, pois vamos até a cidade pedir alimentos e as pessoas têm doado. É uma emoção muito grande ajudar, teve um caminhoneiro que desceu já chorando, pois só estava com a alimentação do dia anterior”, disse.

Ação solidária tem ajudado caminhoneiros no Piauí — Foto: Imagem/ Reprodução

Ainda segundo Denilson, a população tem se sensibilizado e ajudado nas doações não somente de alimentos, mas também de produtos de higiene pessoal. “Nós montamos um sistema de revezamento, todo dia vai uma turma e dessa forma vamos ajudando. Temos dado também materiais para eles se prevenirem, como máscaras”, informou.

A Polícia Rodoviária Federal do Piauí (PRF-PI) informou na terça-feira (28) que também vai distribuir alimentos e produtos de higiene para caminhoneiros que transitam nas rodovias federais no estado durante a pandemia do coronavírus.

Isolamento social e decretos de calamidade

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Prevenção, contágio e sintomas

Lavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio — Foto: Getty Images via BBC

Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

É importante também ficar atendo quanto às formas de transmissão do vírus e os sintomas. O infográfico abaixo ilustra algumas das formas de se prevenir:
Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Fonte: G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Nossa matérias em seu E_mail

Digite seu endereço de e-mail:

Entregue por PHBemNota

Racing