24/03/2020

PI: Polícia Militar usa spray de pimenta para dispersar pessoas em bares


Com o objetivo de dispersar aglomerações de pessoas durante o período de isolamento social para prevenção do coronavírus, a Polícia Militar do Piauí tem usado spray de pimenta e gás lacrimogênio em locais onde está proibido o funcionamento, como bares.

Em depoimento à TV Cidade Verde, o comandante da Tropa de Choque da Polícia Militar do Piauí, capitão Tanack Hitler, comentou as situações.

"Você chega nos bares, nos restaurantes e as pessoas ainda reclamam que a polícia quer impedir a pessoa de andar, impedir de ir onde quiser, que a vida é delas. Parece que ainda não entenderam a questão da epidemia do coronavírus, do Covid-19. Tive que usar gás lacrimogênio e spray de pimenta para poder dispersar a multidão, para poder mandar as pessoas irem para casa, pessoas irem para suas residências para que fiquem no confinamento social", disse o comandante.

A Polícia Militar do Piauí do dia 20 a 23 de março deste ano vem realizando policiamento, cumprindo medidas de prevenção e conscientização do novo coronavírus (COVID-19) nas regiões da capital e do interior, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde e dos decretos do Governo do Estado do Piauí, no fechamento de bares e estabelecimentos, com intuito de evitar aglomeração e inibir a transmissão do COVID-19, foram lavrados TCOs para os que não obedeceram as determinações. 

Nesses dias, em Teresina foram atendidas 729 ocorrências, sendo 402 averiguações, 30 perturbação, 25 por desordem, 46 de saúde pública e outras. Foram realizados três TCOs, sendo dois em Teresina e um no interior.

O Decreto Municipal 19.540 fortalece essas articulações, estabelecendo a suspensão do funcionamento de estabelecimentos comerciais, de serviço e industriais. A medida vem tendo seu cumprimento fiscalizado pela Guarda Municipal de Teresina, que só neste fim de semana realizou a interdição de 521 locais abertos irregularmente.

Essa necessidade de cumprimento da medida de saúde pública por todos, de forma que se achate a curva de transmissão do Covid-19, vem sendo reforçada por parte mais consciente da população, que vem denunciando as aglomerações observadas e os estabelecimentos de caráter não essencial.

Fonte: 180

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES