21/03/2020

Laboratório da UFDPar vai passar a fazer testes para Covid-19 em Parnaíba e região

A previsão é que os testes iniciem a partir da próxima semana. De acordo com o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), há cinco casos em investigação na cidade.

Testes da Covid-19 — Foto: Carla Cleto/Ascom

O laboratório da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), localizado no município de Parnaíba, no Litoral do Piauí, vai passar a realizar os testes para a Covid-19 a partir da próxima semana. Na cidade, 7 casos suspeitos de novo coronavírus já foram notificados, segundo o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). Dentre eles, cinco estão em investigação e dois foram descartados.

O objetivo da realização dos testes em Parnaíba é diminuir a demanda no Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI) que, desde essa quinta-feira (19), passou a realizar os testes para a Covid-19. A ideia partiu de um diálogo entre as unidades de saúde da rede estadual, municipal com o comitê responsável no combate ao novo coronavírus na cidade.

Conforme a assessoria de comunicação do HEDA, as pessoas que apresentarem os sintomas e tiverem a necessidade de realizar o exame terão que se dirigir até o hospital. O material será coletado e encaminhado ao laboratório. O intuito é atender a população de Parnaíba e região.

Para começar a realização dos testes no laboratório da universidade, depende ainda da aquisição de materiais e do treinamento dos profissionais de saúde.

Anteriormente, o material coletado era encaminhado para o centro de referência Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, após o descarte de outras doenças. Até a noite da quinta-feira (19), o Piauí apresenta três casos confirmados e 65 suspeitos.

Lavar as mãos de forma correta, uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

É importante também ficar atendo quanto às formas de transmissão do vírus e os sintomas. O infográfico abaixo ilustra algumas dessas situações:

Fonte: G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Nossa matérias em seu E_mail

Digite seu endereço de e-mail:

Entregue por PHBemNota

Racing