14/02/2020

PF deflagra Operação Senes II contra fraudes previdenciárias no Piauí

Estão sendo cumpridos dois mandados de busca e apreensão, sequestro de bens imóveis e bloqueio de valores determinados pela 1ª Vara Federal Criminal de Teresina.

Polícia Federal realiza Operação Senes II no Piauí e cumpre mandados. — Foto: Tiago Mendes/TV Clube

A Polícia Federal do Piauí deflagrou nesta sexta-feira (14) a segunda fase da Operação Senes. O objetivo é apurar suspeitas de lavagem de dinheiro e crimes previdenciários na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí. Estão sendo cumpridos dois mandados de busca e apreensão, sequestro de bens imóveis e bloqueio de valores determinados pela 1ª Vara Federal Criminal de Teresina.

De acordo com a Polícia Federal, os investigados são os mesmos da primeira etapa, onde houve três presos, suspeitos de cometer os crimes havia pelo menos 10 anos. A PF informou ainda que o inquérito teve início na primeira fase Operação Senes, em novembro de 2019, e foi instaurado ainda no ano passado.

Na primeira fase foram presos três integrantes de um grupo organizado suspeito da prática de fraudes previdenciárias, falsidade documental, e corrupção. O prejuízo aos cofres públicos da União, segundo a PF, chegou a R$ 7,6 milhões.

Dos três presos, dois foram em Parnaíba, litoral do Piauí, e um em Valparaíso de Goiás (GO). Há suspeitas de fraudes também no Maranhão. No Piauí, segundo a PF, os presos eram suspeitos de falsificar documentos para obtenção dos benefícios e em Goiás foi preso um suspeito de fazer os saques.

Os investigados respondem na Justiça Federal pelos crimes de estelionato majorado, falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistemas de informação, corrupção e organização criminosa. Participam da Operação 12 policiais federais da Delegacia de Parnaíba.

Fonte: G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES