16/01/2020

Prefeitura de Parnaíba intensifica ações na área da saúde mental


A Prefeitura de Parnaíba deu início na última sexta-feira (10), às atividades alusivas ao Janeiro Branco, um mês dedicado à campanhas de conscientização da necessidade de cuidados com a saúde mental.

Ao todo serão 15 dias de atividades desenvolvidas em diversas Unidades Básicas de Saúde, CRAS e CAPS, além das atividades realizadas nas praças Mandu Ladino (Quadrilhódromo) e Praça da Graça.


A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação da Saúde Mental desenvolveu um calendário de eventos, que se iniciou na sexta-feira (10) com a abertura da campanha, na Praça do Amor e segue até o dia 31 de janeiro com um arrastão da saúde mental, da Praça Santo Antônio até a Praça da Graça, a partir das 09h.

Rede de prevenção a suicídios
Um dos principais fatores de suicídios no Brasil e no mundo é a depressão, uma das mais importantes doenças combatidas na campanha Janeiro Branco. “Desde que o Prefeito Mão Santa assumiu a gestão, em janeiro de 2017, houve uma determinação de ênfase na ações para prevenção e combate ao suicídio, e, a Coordenação da Saúde Mental tem trabalhado através de palestras, intervenções dentro das UBS, dos Cras, e das próprias escolas. As professoras buscam a coordenação da saúde mental durante todo o ano, porque a demanda com os alunos é altíssima, e, nós temos uma rede de atenção social, e, dentro dessa rede existem temos alguns órgão que trabalham em conjunto, como o SAMU, os CAPs, a própria Polícia Militar e, a Santa Casa de Misericórdia”. Afirmou Eudacy Braga, Coordenador de Saúde Mental.


Eudacy disse ainda, que no Brasil, 32 pessoas por dia cometem suicídio. A programação do Janeiro Branco é aberta a toda a população e está sendo realizadas sempre a partir das 09h nos seguintes locais:

15/01 – CRAS Mendonça Clark;
16/01 – UBS Mod. 31 (Broderville);
17/01 – Praça Mandu Ladino (Aula de Fit Dance) / CAPS II, III e Clínica de Repouso;
20/01 – CRAS Alto Santa Maria;
21/01 – UBS Mod. 07 (Mendonça Clark);
22/01 – CRAS Piauí
23/01 – UBS Mod. 33 (Planalto)
24/01 – CRAS São Vicente de Paulo
27/01 – UBS Mod. 04 (Chico Berto)
28/01 – UBS Mod. 18 (João XXIII)
29/01 – UBS Mod. 17 (Km 17)
31/01 – Encerramento da campanha com arrastão da Praça Santo Antônio até a Praça da Graça.

Sinais de alerta
O Coordenador alerta ainda para sinais, que devem ser observados por familiares e amigos, no sentido de buscar ajuda o mais rápido possível, afim de evitar maiores complicações. “A saúde mental e a saúde física tem que caminhar juntas, a saúde mental também dá sinais, só, que de forma mais tímida, as vezes o próprio silêncio (da pessoa) já diz alguma coisa, a pessoa fica isolada, fica triste, já não fala mais com ninguém e isso são sinais de algum tipo de transtorno. Então, se a própria família já percebe esse tipo de atitude de alguém, ela deve buscar ajuda o mais breve possível”.

Supcom - PMP/Por:Bruno Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Nossa matérias em seu E_mail

Digite seu endereço de e-mail:

Entregue por PHBemNota

Racing